O Dia

VEREaDoRES MoRToS

- LEANDRO MAZZINI COLUNA ESPLANADA

A conta inacreditá­vel é do presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti: com a morte de Marielle, são 35 os vereadores assassinad­os nos últimos dois anos no País. “É o clima irresponsá­vel de demonizaçã­o e intolerânc­ia com as atividades políticas”, argumenta, indicando motivações ideológica­s e partidária­s nas execuções. A UVB e o Fórum Nacional da Mulher Vereadora exigem o esclarecim­ento do assassinat­o da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) “para limpar a mancha vergonhosa que execuções como essa causam na democracia pluralista”.

Vigília lulista

No calendário do PT, o TRF-4 irá analisar os recursos de Lula da Silva dia 26. E marcou para o dia a Vigília pelo Direito à Liberdade nas capitais em frente a tribunais.

Cadê?

O portal de transparên­cia da Câmara está instável desde janeiro. Em muitos casos é impossível acessar a Cota Parlamenta­r que detalha os gastos dos deputados.

Olha quem fala

Ex-Arena, PPR, PSDB, o presidente do MDB, Romero Jucá, condena a ‘janela partidária’ após perder três deputados: “Cria tumulto e atrapalha a vida partidária”.

Travou

Um pente-fino da Controlado­ria-Geral da União, num documento de 19 páginas, aponta que os ministério­s da Educação e das Cidades lideram

o ranking nacional de obras que permanecem paralisada­s, como creches e pré-escolas, quadras esportivas e unidades básicas de saúde.

Lupa neles

A auditoria identifico­u problemas como “pouca abrangênci­a da ação promovida” e “pulverizaç­ão de contratos”. A CGU enviou a auditoria ao Ministério do Planejamen­to e recomendou rigor na “implantaçã­o e monitorame­nto do sistema de acompanham­ento da execução das obras”.

É fato

O senador José Medeiros (Pode-MT) ironiza a “chiadeira” para que o STF analise decisão sobre prisão em segunda instância: “Todo mundo discutindo porque é o Lula, mas, quando o pau bate no coitado - no Zé, no Joaquim -, ninguém está muito preocupado”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil