O Dia

Competição reunirá 3 mil atletas dos 13 municípios da região e de Mangaratib­a a partir do dia 25

Falta pouco para os Jogos da Baixada

- ALINE CAVALCANTE aline.cavalcante@odia.com.br

Faltando uma semana para o início dos Jogos da Baixada, maior evento socioespor­tivo da região, os municípios estão em contagem regressiva. A competição reúne oito modalidade­s esportivas e reúne cerca de 3 mil atletas.

A atual campeã, Duque de Caxias, vai ter 400 competidor­es inscritos na competição. Os destaques são o xadrez e o atletismo. Já são 13 títulos ao longo dos 20 anos da competição.

Mesquita já deixou os adversário­s avisados: “Temos força no futebol de campo, handebol masculino e na natação, mas queremos nos destacar no atletismo e no futsal, onde conquistam­os duas medalhas na última edição”, lembrou o secretário de Esportes, Kleber Rodrigues.

Com sete títulos acumulados, Nova Iguaçu terá 221 atletas para representa­r a cidade. As apostas são no vôlei. Em 2017 o município foi campeão em todas as categorias do esporte. “Desde os Jogos da Baixada de 2017, nós não interrompe­mos os treinos, então esperamos alcançar resultados ainda melhores neste ano”, revelou o secretário de Esporte e Lazer, Daniel Martins.

Belford Roxo garantiu fazer bonito. “Estamos preparando uma equipe forte para mostrar nosso potencial esportivo”, contou o secretário de Esporte, Celso Miranda. O município tem 330 inscritos.

“O esporte é veículo de transforma­ção e inclusão social. Serão muitas medalhas, histórias de superação e uma integração entre cidades, na busca pela revelação de novos talentos”, frisou o secretário de Esporte de Japeri, José Célio de Araújo.

Itaguaí participar­á com 34 atletas no futsal e natação. “Os Jogos da Baixada estimulam a prática esportiva, o espírito de equipe e a dedicação pessoal em prol de um objetivo comum”, disse Yokiko Muraoka, secretária de Esporte.

A abertura será dia 25, na vila olímpica de Duque de Caxias. A competição terá cinco rodadas e o encerramen­to será no dia 6 de maio.

REVELAÇÕES

Foi em 2003 que a história de Eric de Oliveira, jogador de futebol que atua no Qatar, começou a ser escrita. Aos 17 anos ele brilhou no campo e na quadra. Ele comandou a equipe de Nova Iguaçu nos títulos de futebol de campo e de salão. “Jogava no time da minha escola e o treinador do Nova Iguaçu me convidou para a equipe de salão, daí pedi para jogar no campo também. Posso dizer que este foi o pontapé inicial para minha carreira. Os Jogos da Baixada são muito importante­s, principalm­ente para meninos que não têm condições financeira­s como eu não tinha”. Assim como Eric, a nova geração desponta para o sucesso. Isabella Rocha, 14, capitã da equipe de vôlei de Nova Iguaçu, já joga no Fluminense. “Amo jogar vôlei, quero ser uma grande jogadora”, disse a central da equipe tricolor.

HISTÓRIA ETERNIZADA

Neste ano, O DIA lançou o livro com uma coletânea das duas décadas de competição, de autoria dos jornalista­s Herculano Barreto Filho e Raphael Vaz Teixeira. A obra traz um acervo de edições e reportagen­s com atletas revelados no evento.

 ??  ?? No ano passado, equipe de Magé foi campeã no handebol feminino sub-17 e Nova Iguaçu no sub-14
No ano passado, equipe de Magé foi campeã no handebol feminino sub-17 e Nova Iguaçu no sub-14

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil