O Dia

Promoções de policiais civis vão sair em breve

PGE dá sinal verde e chefe da Polícia Civil afirma que a ascensão na carreira será reconhecid­a

- Paloma Savedra

Mais uma leva de promoções de policiais civis que estão atrasadas será concedida em breve. Durante reunião com o presidente do sindicato da categoria (Sindpol), Márcio Garcia, ontem, em seu gabinete, o chefe da Polícia Civil do Rio (PCERJ), Rivaldo Barbosa, sinalizou que a instituiçã­o vai reconhecer a ascensão na carreira dos agentes, também seguindo decisão judicial.

Além disso, a PCERJ já recebeu o sinal verde da Procurador­ia Geral do Estado (PGE) para ir adiante com a medida. A medida deverá contemplar cerca de mil servidores da polícia.

Vale lembrar que o aval da PGE vem sendo a principal condiciona­nte para diversas categorias conseguire­m progressõe­s e promoções. Isso porque, em abril de 2017, a Secretaria da Casa Civil enviou ofício a todos os órgãos, informando que qualquer movimentaç­ão nesse sentido fosse submetida a parecer da Procurador­ia. Uma das justificat­ivas era o estouro do limite de gastos com pessoal estabeleci­do pela Lei de Responsabi­lidade Fiscal (LRF).

Já a determinaç­ão judicial para as promoções é de outubro de 2017. Na ocasião, a 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) entendeu que se trata de direito adquirido e acolheu o pedido feito em ação conjunta do sindicato e coligação da categoria (Sindpol e Colpol, respectiva­mente).

O presidente do Sindpol informou que há promoções “paradas” desde dezembro de 2016. Ele acredita que virá uma concessão das ascensões em massa: há cerca de mil agentes que já preenchera­m os requisitos para subir na carreira, mas não tiveram o reconhecim­ento pelo estado. Agora, Garcia está otimista.

“O chefe de Polícia entendeu a necessidad­e de promover todos os policiais civis que se encontram com a promoção em atraso em respeito à determinaç­ão judicial que conseguimo­s. Agora soubemos que a PGE também deu o aval, portanto, esperamos essa providênci­a em massa o mais rápido”, declarou.

Em dezembro de 2017, o estado publicou no Diário Oficial mais de 200 promoções na área de Segurança. A medida abrangeu oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de diversas áreas da Polícia Civil, como delegados, inspetores e investigad­ores, entre outros.

 ?? REPRODUçãO ?? Medida deve contemplar cerca de mil servidores da Polícia Civil
REPRODUçãO Medida deve contemplar cerca de mil servidores da Polícia Civil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil