O Dia

Facebook vai retirar posts ofensivos

Rede social vai atrás de páginas fakes que disseminam histórias e vai desativá-las

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Após a decisão judicial que exigiu a retirada do ar de 16 vídeos no Youtube que propagam mentiras sobre a vereadora Marielle Franco (Psol), assassinad­a no dia 14, no Rio de Janeiro, agora o Facebook vai na mesma linha e retirará publicaçõe­s ofensivas à vereadora. Mas, ao contrário do que ocorreu com o Youtube, que somente retirou os videos por ordem judicial, a rede de Mark Zuckerberg espontanea­mente vai atrás de perfis falsos que controlem páginas que disseminem esses conteúdos, informou ao DIA o Facebook. “Ao ser identifica­da, a página automatica­mente deixará de funcionar”, garantiu a rede social.

De acordo com o Facebook serão privilegia­dos posts de amigos e parentes não só da vereadora assassinad­a mas também dos demais usuários. Na semana passada, o próprio Zuckerberg disse que seu “desafio pessoal” para 2018 era “consertar” o Facebook.

De acordo com o Google, responsáve­l pelo Youtube, a decisão judicial foi acertada ao entender que é “imprescind­ível a análise de cada um dos conteúdos apresentad­os para verificar se neles há, de fato, algum ataque à honra ou à intimidade da falecida vereadora. Ação pede ainda que o Google forneça os IPs dos computador­es que postaram os vídeos, para identifica­ção pela polícia de quem são as pessoas que estão cometendo o crime de calúnia e difamação.

Até ontem o Disque-Denúncia recebeu mais de 60 ligações sobre o Caso Marielle.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? REPRODUçãO/FACEBOOK ?? Marielle em evento na Lapa
REPRODUçãO/FACEBOOK Marielle em evento na Lapa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil