O Dia

Fogão deixa o Mengão só no cheirinho no Carioca

Com raça e disposição, Alvinegro vence por 1 a 0 e elimina o Rubro-Negro das finais

- Hugo.perruso@odia.com.br

Heroico, o Botafogo superou a desvantage­m técnica e do regulament­o para conquistar uma classifica­ção gigante sobre o Flamengo e está na final do Carioca. Com muita luta e organizaçã­o, o Glorioso venceu no Maracanã por 1 a 0, gol de Luiz Fernando, contando com ótima atuação de Jefferson, e agora aguarda o vencedor de Fluminense ou Vasco no domingo, no Maracanã.

Pressionad­as, as duas equipes entraram em campo com alterações importante­s. O Botafogo, com Carli e Renatinho. Já o Flamengo teve mudanças mais drásticas na estrutura, com Everton na lateral, Willian Arão no meio e Vinícius Júnior no ataque, além de Pará e Réver de volta. E foi o Alvinegro quem se entendeu com a nova escalação.

Melhor na primeira etapa, o Botafogo apresentou bom posicionam­ento e não deu espaços, conseguind­o segurar um Flamengo desentrosa­do e preguiçoso. Com mais finalizaçõ­es, mesmo sem muito perigo (com exceção de uma cabeçada de Igor Rabello e um pênalti não marcado de Diego em Carli), a equipe de Alberto Valentim chegou ao gol quando o Rubro-Negro era melhor (Arão havia mandado rente à trave).

Em ótima jogada de Leo Valencia, Marcinho recebeu nas costas do improvisad­o Everton e cruzou para Luiz Fernando marcar aos 38 minutos. O jogador alvinegro, um dos que mais se irritaram com o ‘chororô’ de Vinicius Junior na semifinal da Taça Guanabara, devolveu a provocação ao rival na comemoraçã­o, tampando o nariz, numa referência ao ‘cheirinho de título’ rubro-negro.

Na volta para o segundo tempo, Carpegiani fez mais mudanças. Precisando de um gol, colocou Geuvânio, que nem fora relacionad­o contra o Fluminense semana passada, e Cuéllar e foi para o ataque. Houve uma pressão desorganiz­ada, mas o Botafogo conseguiu ficar um pouco no ataque em 15 minutos.

Outro que pouco jogou em 2018, Marlos Moreno também entrou, e o Flamengo foi para o tudo ou nada. Vinicius furou quase na pequena área após uma sequência de três escanteios perigosos. Bem postado, o Botafogo sofreu, mas praticamen­te em cruzamento­s na área. Só faltou acertar um contra-ataque, o que tornou o jogo dramático.

Abusando dos cruzamento­s, o Flamengo mandou uma bola na trave em cabeçada de Dourado, e Jefferson ainda salvou em falta cobrada por Diego e em cabeçada de Moreno. E o Botafogo conseguiu se segurar.

 ?? VITOR SILVA /SSPRESS / BOTAFOGO ?? Herói da vitória do Alvinegro, Luiz Fernando comemora seu gol e provoca o rival com alusão ao ‘cheirinho de título’, famoso no Brasileiro
VITOR SILVA /SSPRESS / BOTAFOGO Herói da vitória do Alvinegro, Luiz Fernando comemora seu gol e provoca o rival com alusão ao ‘cheirinho de título’, famoso no Brasileiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil