O Dia

Rio tem 5 mil aposentado­s com risco de perder benefícios

Segurados que ainda não fizeram revisão convocada pelo INSS só têm até 13 de abril para regulariza­r situação.

- Martha IMenes martha.imenes@odia.com.br

Os 5.260 aposentado­s por invalidez e segurados que recebem auxílio-doença do INSS no Estado do Rio que foram convocados pelo pente-fino, por meio de cartas, para revisão dos benefícios mas não comparecer­am aos postos têm até 13 de abril para agendar a perícia médica. Do contrário, os benefícios serão suspensos. Como ainda não houve marcação do exame, os nomes foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) pelo fato de os Correios não terem conseguido localizá-los nos endereços que constam no sistema do INSS. Segundo o Ministério do Desenvolvi­mento Social (MDS), pasta à qual o instituto é subordinad­o, os dados desses segurados estão desatualiz­ados.

De acordo o MDS, se os pagamentos forem suspensos, os segurados podem recorrer ao Conselho de Recursos do Seguro Social para questionar o procedimen­to ou solicitar a concessão de um novo benefício. No Rio, estão sob ameças de corte 1.364 aposentado­s por invalidez e 3.903 segurados que recebem auxílio-doença.

No total, o governo convocou para perícia 94 mil pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentado­ria por invalidez em todo o país. O edital de notificaçã­o para quem não foi localizado saiu no DO de 23 de março. O beneficiár­io deve agendar a perícia pela Central 135.

São 94.019 notificado­s de um montante de 4,88 milhões de beneficiár­ios de auxíliodoe­nça, que não fizeram perícia há mais de dois anos, ou aposentado­ria por invalidez, que devem passar pela perícia e os com menos de 60 anos de idade há dois anos ou mais sem passar por exames. Ficam de fora do pente fino quem tem mais de 60 anos, que tiver 55 anos de idade e recebe o benefício há pelo menos 15 anos.

“Em alguns casos o INSS pode converter o auxílio-doença em aposentado­ria por invalidez”, diz Adriane Bramante, do Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ários (IBDP).

COMO se PreParar

Todos os segurados convocados para a revisão recebem uma carta do INSS, informou o ministério. A partir do recebiment­o, têm cinco dias úteis para agendar a perícia pela Central 135. Caso contrário, o benefício fica suspenso até a regulariza­ção. Se o segurado não procurar o INSS em 60 dias, o benefício é cancelado.

“É importante manter dados, como endereço, atualizado­s no INSS”, orienta Herbert Alencar, especialis­ta em Direito Previdenci­ário.

Além de comparecer na data marcada, o segurado deve levar documentaç­ão como atestados, laudos, receitas e exames atualizado­s.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Segurados do INSS que recebem benefícios por incapacida­de devem agendar perícia pela Central 135
DIVULGAÇÃO Segurados do INSS que recebem benefícios por incapacida­de devem agendar perícia pela Central 135

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil