O Dia

Protesto lembra mortes violentas de crianças

Em Copacabana, manifestan­tes homenagear­am vítimas como Maria Eduarda, morta há 1 ano. Tropas, que vêm sendo monitorada­s pelo tráfico, patrulhara­m a Zona Sul.

- Reportagem de Adriana Cruz, Adriano Araújo, Gustavo Ribeiro, Lucas Cardoso, Rafael Nascimento e a estagiária Luana Dandara, com supervisão dos repórteres

Após 44 dias de intervençã­o federal no Rio, com a presença das Forças Armadas em operações em favelas e, desde segunda-feira, em patrulhame­nto nas ruas, a audácia de criminosos continua. Dois vídeos divulgados ontem mostram ameaças escrachada­s a agentes de segurança. Em um deles, um homem aponta um fuzil para um comboio de blindados do Exército que passa na Linha Vermelha, em São Cristóvão. Outro, enviado ao WhatsApp do DIA, exibe dois bandidos na Rocinha, que alegam ser do grupo do traficante Rogério 157, e ostentam o desejo de matar policiais.

Os vídeos estão sendo analisados pelo Comando Conjunto da Intervençã­o Federal e pela Secretaria de Segurança. Segundo o porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), coronel Carlos Cinelli, as imagens da Linha Vermelha teriam sido feitas na terça-feira, e o alvo, aparenteme­nte, seria um comboio que levava blindados para entregar às polícias no Palácio Duque de Caxias, no Centro. O bandido manda seu recado: “O governo tá bolado. Nós vai amassar o governo. Nós tá boladão com o governo, neguinho”. A gravação foi feita em um local atrás da Sede Náutica do clube São Cristóvão, na Maré.

Dois jovens que aparecem no vídeo da Rocinha, supostamen­te ligados a Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, portam uma pistola e anunciam ter “ódio da farda”. Eles não se acanham em mostrar os rostos. “Nós tá na pista. Se brotar, nós vai matar muito polícia da Choque, da Bope e da Core [...] Nós é contra o governo”. Rogério 157 está em presídio federal.

“Recebemos dezenas desses vídeos diariament­e através do Disque-Denúncia (2253-1177), são situações recorrente­s. Não podemos nos intimidar”, afirmou o coronel Cinelli. Ele informou que a Rocinha, onde foram registrada­s 12 mor- tes em oito dias, pode receber novas operações e que a favela está nas prioridade­s da Secretaria de Segurança. As declaraçõe­s foram dadas durante campanha na Praia de Copacabana para estimular a população a denunciar crimes ao Disque-Denúncia, sob anonimato. Ontem, tropas do Exército circularam na Zona Sul e patrulhame­nto na cidade será mantido.

Segundo o especialis­ta em Segurança Pública Paulo Storani, ex-comandante do Bope, o fuzil que aparece em um dos vídeos é um AK-47 novo, com iniciais marcadas, uma arma projetada para ser letal à distância e cuja munição pode chegar a 850 km/h. “Esse ma- terial é importante para que as pessoas compreenda­m o cenário que estamos vivendo no Rio, o potencial que os criminosos têm na mão. Acredito que a solução seja endurecer as leis para os crimes que têm violência agregada”.

O secretário de Segurança, general Richard Nunes, anunciou esta semana ações integradas para prevenir o roubo de carga a partir de abril, além da entrega de 265 viaturas à PM na segunda quinzena do mês.

Recebemos dezenas desses vídeos diariament­e, são situações recorrente­s. Não podemos nos intimidar

CARLOS CINELLI, coronel porta-voz do CML

 ?? . ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA ??
. ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA
 ??  ?? Vídeo mostra traficante armado observando comboio do Exército
Vídeo mostra traficante armado observando comboio do Exército
 ?? REPRODUÇÃO ?? Rio de Paz fez manifestaç­ão na Praia de Copacabana em homenagem à Maria Eduarda
REPRODUÇÃO Rio de Paz fez manifestaç­ão na Praia de Copacabana em homenagem à Maria Eduarda
 ?? LUCAS CARDOSO/ AGÊNCIA O DIA ?? Falta d’água no IML atrasou liberação do corpo de Davidson Farias
LUCAS CARDOSO/ AGÊNCIA O DIA Falta d’água no IML atrasou liberação do corpo de Davidson Farias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil