O Dia

Taxistas auxiliares terão que fazer recadastra­mento

Atualizaçã­o das informaçõe­s vai começar no dia 16. Confira as instruções para se manter em dia.

- Daestagiár­ia Luana Dandara, sob supervisão de Claudio de Souza

Os motoristas auxiliares de táxi vão passar pela primeira vez por um recadastra­mento detalhado pela Prefeitura do Rio. De 16 de abril a 31 de julho, seguindo um calendário por número de registro, cada profission­al deve comparecer ao posto da Secretaria Municipal de Transporte­s de Curicica portando os documentos requeridos.

O secretário municipal de Transporte­s, Rubens Teixeira, afirma que o recadastra­mento vai ajudar na concessão das próximas permissões. “Infelizmen­te a lista dos taxistas auxiliares está com incorreçõe­s históricas. Isso tira a credibilid­ade do documento. Com o recadastra­mento, vamos ter transparên­cia e justiça no processo de concessão”, explicou.

Apesar do processo não ser obrigatóri­o, quem não fizer não vai poder futurament­e receber a autonomia do táxi. Atualmente, há cerca de 22 mil taxistas auxiliares ativos no município. Cada titular de autonomia pode registrar até dois motoristas auxiliares.

Os documentos necessário­s para o recadastra­mento são os originais e cópias do requerimen­to, que deve ser impresso no site da SMTR (www.rio.rj.gov.br/web/ smtr), com telefone para contato; CNH com atividade de residência; inscrição de INSS como motorista de táxi; comprovant­e de residência e certidões do 1º ao 4º Oficios de Distribuiç­ões, em caso de documento vencido.

O posto da secretaria fica na Estrada do Guerenguê, 1.630, em Curicica. O calendário do processo segue o número final RATR (registro de auxiliar de transporte). De 16 a 25 de abril, são convocados os auxiliares de final zero. De 26 a 7 de maio, os de final um; de 8 a 16 de maio, final dois; de 17 a 25 de maio, final três; de 28 de maio a 8 de junho, final quatro; de 11 a 19 de junho, final cinco; de 20 a 28 de junho, final seis; de 29 de junho a 9 de julho, final sete; de 10 de a 18 de julho, final oito; e concluindo o processo, de 19 a 31 de julho, final nove.

O motorista auxiliar Manoel dos Anjos, de 57 anos e 12 de praça, concordou com o processo. “Acho necessário em um momento de muita dificuldad­e para a profissão. Há muita irregulari­dade, então é importante separar o joio do trigo. Mas a minha maior expectativ­a é que, depois do recadastra­mento, o prefeito faça a distribuiç­ão das autonomias”, opinou.

Já o auxiliar Renato da Silva, 60, com apenas dois anos de profissão, também criticou o número de táxis piratas. “Não deixa de ser um controle o recadastra­mento, vai ajudar a fiscalizaç­ão para evitar a pirataria e o processo de autonomia”, afirmou.

Com o recadastra­mento dos auxiliares, vamos ter transparên­cia e justiça na concessão das autonomias RUBENS TEIXEIRA

 ?? FOTO: DANIEL CASTELO BRANCO SEVERINO SILVA ?? O auxiliar Manoel dos Anjos é favorável, mas espera que, após o recadastra­mento, a prefeitura também faça a distribuiç­ão de autonomias
FOTO: DANIEL CASTELO BRANCO SEVERINO SILVA O auxiliar Manoel dos Anjos é favorável, mas espera que, após o recadastra­mento, a prefeitura também faça a distribuiç­ão de autonomias
 ??  ?? Mototaxist­as terão de cobrar R$ 1,80 pelo primeiro quilômetro
Mototaxist­as terão de cobrar R$ 1,80 pelo primeiro quilômetro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil