O Dia

PRESSÕES DA RUA E ATÉ DOS QUARTÉIS

Comandante diz que Exército está atento. Segurança em Brasília preocupa

-

Em um dia tenso em todo o país, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, foi ao Twitter à noite com uma espécie de advertênci­a. “Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilh­ar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituiç­ão, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucio­nais”.

A garantia da lei e da ordem é uma das responsabi­lidades das Forças Armadas. Mas essa atribuição só pode, de acordo com a Constituiç­ão, ser exercida por iniciativa de um dos poderes constituci­onais (Legistativ­o, Executivo e Judiciário).

Para lidar com quem defende a liberdade ou prisão de Lula, as forças de segurança do Distrito Federal definiram fechamento do Eixo Monumental e reforço do policiamen­to nas proximidad­es do Supremo. Ontem, manifestan­tes tomaram as ruas de Copacabana, no Rio, para pedir a prisão de Lula. Curitiba e São Paulo também tiveram protestos com mais presença de público. Em Belo Horizonte, manifestan­tes a favor e contra a prisão de Lula realizaram protestos em duas praças distantes cerca de 800 metros.

No mundo da toga, o ministro Gilmar Mendes, desde Lisboa, Portugal, colocou mais gasolina no clima de combustão do STF. O magistrado afirmou que a condenação de um ex-presidente é negativa para a imagem do país.

Do outro lado, a procurador­a da República, Raquel Dodge, disse que a execução de uma pena após quatro instâncias é exagero que “aniquila o sistema de justiça”.

Ativista, o coordenado­r da Lava Jato no MP do Paraná, procurador Deltan Dallagnol, defendeu sua posição de jejuar e fazer orações durante a sesão do STF, para defender a prisão em segunda instância.

 ?? ALEXANDRE BRUM / AGENCIA O DIA ?? Manifestan­tes se reúnem em Copacabana contra habeas corpus
ALEXANDRE BRUM / AGENCIA O DIA Manifestan­tes se reúnem em Copacabana contra habeas corpus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil