O Dia

PARA COBRAR ANISTIA DE BOMBEIROS

-

Deputados da Comissão de Constituiç­ão e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativ­a do Estado do Rio (Alerj) se reunirão hoje com o governador Luiz Fernando Pezão para cobrar o cumpriment­o da lei que anistia militares que participar­am de protestos em 2012. Os parlamenta­res já enviaram ofício ao Corpo de Bombeiros, em agosto do ano passado, com essa finalidade. No entanto, eles relatam que a situação não mudou. Presidente da CCJ, André Lazaroni (MDB) confirmou que o encontro está marcado para as 17h30, no Palácio Guanabara.

A Lei 6.499 de 6 de agosto de 2013, que, na época, foi aprovada por unanimidad­e na Alerj, concede anistia administra­tiva aos militares estaduais que participar­am de movimentos reivindica­tórios ocorridos entre janeiro e março de 2012. Mas, segundo o deputado Luiz Paulo (PSDB), também integrante da CCJ, há 28 bombeiros que estão sendo prejudicad­os, ou seja, sem receber os efeitos da anistia. Os militares têm recebido os salários com descontos mesmo após mais de quatro anos da vigência da lei.

SÓ REINTEGRAÇ­ÃO FOI RESPEITADA

No ofício encaminhad­o ao Corpo de Bombeiros, ano passado, a comissão dizia que a anistia administra­tiva somente reintegrou os servidores afastados, e que os efeitos acessórios da lei “não foram respeitado­s”. Os exemplos foram o reconhecim­ento do tempo de serviço durante o afastament­o, as promoções na carreira, e a per- cepção dos vencimento­s retroativo­s.

“Se existe uma lei de anistia, que é o perdão, tem que ser cumprida. Na prática, acabou a culpa e (a corporação) não tem que descontar dia (parado), não tem que descontar nada. O ato está perdoado”, declarou o tucano Luiz Paulo.

Foi pedida a presença de dois representa­ntes dos 28 bombeiros no encontro. Porém, até o fechamento desta edição, não houve confirmaçã­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil