O Dia

Atiradora era youtuber vegana

Nasim Najafi Aghdam estava com raiva do site por ter “censurado” seus vídeos

- > San Bruno, Estados Unidos

Aatiradora que feriu três pessoas na sede do YouTube na terçafeira foi identifica­da como Nasim Najafi Aghdam, uma iraniana criada na Turquia, de 39 anos, segundo um comunicado da polícia de San Bruno. Investigad­ores da Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos foram na manhã de ontem à casa da família de Aghdam, na cidade de Menifee, a cerca de 727 quilômetro­s de San Bruno, onde ocorreu o ataque.

A imprensa local informou que Aghdam era uma produtora de conteúdo vegano e que ela já havia expressado sua raiva contra a empresa por supostamen­te ter “censurado” seus vídeos. “Não há liberdade de expressão no mundo real e você será impedido de dizer a verdade se não tem o apoio do sistema”, escreveu em um site.”Não há oportunida­de de crescer no YouTube ou em qualquer outro sitio para compartilh­ar vídeos”, completou Nasim, que vive nos Estados Unidos há 20 anos.

A polícia acredita que Aghdam agiu sozinha. Não existiam evidências de que a atiradora conhecia as vítimas. O funcionári­o do YouTube Salahoden Abdul-Kafi escreveu nas redes sociais que a atiradora, que inicialmen­te se pensava ser um homem, “vestia uma máscara de tiro e uma armadura de corpo inteiro, e andava calmamente, disparando com uma pistola”.

Raramente mulheres são responsáve­is pelos ataques ocorridos nos Estados Unidos. Segundo uma análise do FBI, dos 160 ataques a tiros entre 2000 e 2013, as mulheres abriram fogo apenas seis vezes.

 ?? REPRODUÇÃO YOUTUBE ?? Nasim: sem espaço no YouTube
REPRODUÇÃO YOUTUBE Nasim: sem espaço no YouTube

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil