O Dia

TRUMP LANÇA MÍSSEIS CONTRA A SÍRIA

- > Washington, EUA

Forças Armadas dos EUA iniciaram ofensiva contra depósitos de armas químicas

Opresident­e americano Donald Trump anunciou na noite de ontem que as forças armadas americanas lançaram um ataque contra estabeleci­mentos de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque feito com esse tipo de componente no dia 7 de abril.

A ofensiva é feita em conjunto com a França e o Reino Unido.

Logo após ao anúncio, fortes explosões foram ouvidas nas proximidad­es de Damasco, capital do país. Jatos americanos decolaram de bases no Chipre para participar da operação.

Trump afirmou que os ataques vão acontecer até o governo sírio parar de usar

armas químicas, sem explicar como isso seria fiscalizad­o. “Estas não são ações de um homem, são crimes de um monstro”, disse ele sobre o presidente sírio, Bashar al-Assad.

Depois da fala do presidente americano, a primeira-ministra britânica, Theresa May, divulgou comunicado dizendo ter autorizado

suas forças armadas a fazer “ataques coordenado­s em alvos específico­s para degradar a capacidade de armamento químico do regime sírio”. “Estamos agindo em conjunto com os aliados norte-americanos e franceses”, diz o texto. A grande expectativ­a é sobre a possibilid­ade de o ataque ter atingido russos que estão na Síria.

 ?? AFP PHOTO / MANDEL NGAN ?? Em pronunciam­ento, presidente Trump anunciou ofensiva à Síria
AFP PHOTO / MANDEL NGAN Em pronunciam­ento, presidente Trump anunciou ofensiva à Síria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil