O Dia

Banco Central estuda fixar limite em tarifas para cartão de crédito

Objetivo é baixar custos das transações para lojistas e repassar redução a consumidor­es

-

Os cartões de crédito podem ter um teto para tarifas operaciona­is, como já foi definido recentemen­te para os de débito. A adoção é estudada pelo Banco Central, informou ontem o presidente da autoridade monetária, Ilan Goldfajn. O objetivo seria tornar os custos das transações menores para lojistas e também repassar a redução ao consumidor, estimuland­o o uso de meios eletrônico­s de pagamentos.

A partir de 1º de outubro, o BC determinou que haverá limitação dos percentuai­s da chamada tarifa de intercâmbi­o dos cartões de débito, que poderão chegar a, no máximo, 0,8% de cada transação. A taxa é a tarifa que a empresa que credencia as lojas paga ao emissor do cartão, os bancos, em cada transação com o ‘dinheiro de plástico’.

“Nossa expectativ­a é que a redução seja repassada para o credenciad­or e ao lojista e chegue ao consumidor por meio da concorrênc­ia”, afirmou o presidente do BC ontem, conforme a Agência Estadão Conteúdo, em evento do Insper e do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Entre as medidas recentes para estimular meios eletrônico­s de pagamento, Ilan destacou que o governo passou a permitir a diferencia­ção de preços para quem paga uma compra à vista, que paga valor menor. Isso era prática comum no comércio, mas não estava regulament­ada, observou ele.

À VISTA OU A PRAZO

“Hoje se tornou formal. Com isso se consegue diferencia­r se o pagamento é à vista ou a prazo”, disse o dirigente, ressaltand­o que no ano passado o BC aumentou seu poder fiscalizad­or e punitivo para as instituiçõ­es do sistema financeiro.

“Obviamente, vamos continuar avaliando se o teto [para o débito] é correto, se tem que reduzir mais. Vamos avaliar também se é preciso colocar um teto em outros instrument­os, como cartões de crédito”, afirmou Ilan.

 ?? MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL ?? Ilan Goldfajn: BC que estimular meios de pagamentos eletrônico­s
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Ilan Goldfajn: BC que estimular meios de pagamentos eletrônico­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil