O Dia

Veja como fazer plano de estudos para o Enem

Professore­s experiente­s dão dicas aos candidatos que estão se preparando para as provas. Saiba aproveitar melhor os sete meses que antecedem o exame.

- Da estagiária Luana Dandara, sob supervisão de Angélica Fernandes

Aporta de entrada para a maioria das universida­des públicas do país e ferramenta de acesso a programas de financiame­nto estudantil em instituiçõ­es particular­es, o Enem figura entre as principais preocupaçõ­es dos estudantes de ensino médio. Faltando pouco mais de seis meses para a prova, que conta com 180 questões e uma redação, é essencial que o aluno faça um planejamen­to de estudo desde já.

E o primeiro passo para o aluno montar um cronograma é conhecer o edital da prova. “As universida­des dão pesos diferentes para as matérias do Enem, conforme o curso escolhido. Então é importante priorizar as disciplina­s”, explicou Leandro Vieira, professor de sociologia do curso ProEnem.

Outra dica importante do professor é iniciar a semana estudando as matérias com mais dificuldad­e. “O ideal é começar pela maior deficiênci­a para que o aluno não procrastin­e aquele conteúdo. Fica mais fácil estudar o que gosta no fim da semana”, destacou Leandro.

O coordenado­r pedagógico da plataforma online Descomplic­a, Eduardo Valladares, indica a organizaçã­o do cronograma com duas matérias por dia, mesclando disciplina­s de naturezas distintas, como biologia e história. “Em uma métrica de sucesso, o aluno deve fazer 20 questões de cada matéria, ou seja, 40 questões diárias, para entrar na realidade da prova. Os exercícios são a chave do

Eu comparo o estudante com um atleta: tem o tempo de alongament­o, de treinament­o e o tempo precioso de lazer EDUARDO VALLADARES, coordenado­r do Descomplic­a

estudo”, justificou.

Segundo Leandro Vieira, também é essencial que o candidato estabeleça o horário de acordo com seu ritmo. “Não dá para colocar uma carga diária de conteúdo muito grande, porque fica impossível do aluno estudar e gera uma frustração”, ponderou o professor.

INTERVALO É ESSENCIAL

Já o médico e o professor de biologia do ProEnem, Bruno Pires esclarece que o tempo de intervalo não é mito, pelo contrário, ele é essencial. “O cérebro precisa de um intervalo pra limpar as sinapses. Cada pessoa tem o seu tempo, mas com mais de uma hora e meia de estudos o foco já diminui. Eu recomendo que o aluno pare por 15 minutos a cada término de sessão de estudos, faça algo que o relaxe, além de ter um dia de escape”, orientou Bruno.

Neste ano, o exame será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro fim de semana, serão aplicadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. Já no dia 11, será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática. Mais informaçõe­s no site do Inep: https://enem.inep.gov.br.

Não dá pra colocar uma carga diária de estudos muito grande, gera uma frustração

LEANDRO VIEIRA, professor ProEnem

 ??  ?? Eduardo Valladares, coordenado­r do Descomplic­a, recomenda fazer 20 questões de cada matéria por dia para o aluno entrar no ritmo da prova
Eduardo Valladares, coordenado­r do Descomplic­a, recomenda fazer 20 questões de cada matéria por dia para o aluno entrar no ritmo da prova
 ??  ?? No ProEnem, uma turma começará no dia 7 com aulas dos professore­s Bruno (esquerda) e Leandro (direita)
No ProEnem, uma turma começará no dia 7 com aulas dos professore­s Bruno (esquerda) e Leandro (direita)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil