O Dia

Senac RJ abre 420 vagas para jovens de baixa renda em curso de capacitaçã­o

Programa Portal do Futuro, do Senac, capacita jovens para o primeiro emprego. As inscrições estão abertas para novas turmas

- BERNARDO COSTA bernardo.costa@odia.com.br

Gabriel Bastos, de 19 anos, está no seu primeiro emprego. Ele trabalha como auxiliar de escritório em um restaurant­e na Lagoa, na Zona Sul do Rio. Mas a capacitaçã­o profission­al dele começou a ser traçada antes disso. O jovem fez parte de oficinas do Portal do Futuro, do Senac, onde atuou como presidente de uma empresa fictícia criada pelos próprios alunos. O programa, que ajudou na formação de Gabriel, está com inscrições abertas até 4 de maio. As chances são para jovens entre 16 e 21 anos, em 13 unidades da entidade.

As aulas têm duração de quatro meses e são gratuitas. Ao todo, são 420 vagas destinadas a jovens de baixa renda, que irão receber qualificaç­ão profission­al nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria. Segundo o Senac, aproximada­mente 75% dos alunos que concluem o curso ingressam no mercado de trabalho. “O Senac encaminha os jovens para as empresas que nos demandam candidatos para vagas do Programa Jovem Aprendiz”, diz Ricardo Rohloff, gerente de Responsabi­lidade Social do Senac RJ.

Gabriel participou do Portal do Futuro no ano passado, na unidade de Irajá, junto com Emanuelle Desireé e Paulo Henrique Aragon. Todos passam pela primeira experiênci­a profission­al e utilizam o que aprenderam nas aulas no ambiente de trabalho. “O curso tem oficinas que desenvolve­m também aspectos comportame­ntais. Acho que me superei e aprendi, com as dinâmicas, a ser mais comunicati­va e a me relacionar melhor com as pessoas”, diz Emanuelle, de 21 anos, que atua como auxiliar de supermerca­do.

IMPORTÂNCI­A DO APRENDIZAD­O

Paulo Henrique, de 19, começou a trabalhar como recepcioni­sta em um laboratóri­o médico. Hoje, ele também percebe no trabalho os benefícios do aprendizad­o quando ainda fazia o curso. “Participam­os de oficinas que envolvem execução de tarefas num prazo de tempo. Elas me ajudaram a ter foco”, diz o profission­al.

 ?? DivulgAção ?? Programa Portal do Futuro do Senac RJ tem inscrições abertas em unidades de todo o estado
DivulgAção Programa Portal do Futuro do Senac RJ tem inscrições abertas em unidades de todo o estado
 ?? RePRoDução ?? O grupo de Emanuelle Desireé criou a empresa ‘Dos Sonhos’, de venda de doces, nas oficinas do Senac
RePRoDução O grupo de Emanuelle Desireé criou a empresa ‘Dos Sonhos’, de venda de doces, nas oficinas do Senac
 ??  ?? A criação de uma horta fez parte de uma das oficinas do programa em Irajá, em 2017
A criação de uma horta fez parte de uma das oficinas do programa em Irajá, em 2017
 ??  ?? Uma das dinâmicas envolve a dramatizaç­ão de letras de músicas
Uma das dinâmicas envolve a dramatizaç­ão de letras de músicas
 ??  ?? Uma lembrança que Emanuelle guarda das aulas
Uma lembrança que Emanuelle guarda das aulas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil