O Dia

Concurso ‘Foco no Rio’ premia os leitores

Autores das melhores fotos da cidade ganharam celulares novos

-

Depois de ser avisado por um amigo sobre o concurso ‘Foco no Rio’, o professor de artes Álvaro Maciel ficou atento a cenas do cotidiano que pudessem render bons registros para a premiação. Deu certo. Na Praia de Grumari, duas crianças vieram correndo em sua direção, numa posição em relação ao sol que garantiu uma luz privilegia­da. O clique de celular foi campeão na Zona Oeste do Rio e ainda rendeu o maior número de curtidas no Instagram de O DIA (@ odiaonline). Foram 5,6 mil likes no perfil do jornal.

Álvaro e os demais vencedores nas zonas Norte, Sul e Centro foram recebidos na redação do jornal, na última quarta-feira. Todos foram premiados com um celular Samsung J7 Prime 32 GB. Álvaro ainda será fotojornal­ista por um dia. O concurso ‘Foco no Rio’ foi promovido pelo DIA em parceria com o movimento Carioca10 — Fazendo bonito pelo Rio. Os aparelhos foram oferecidos pela Tele-Rio, empresa parceira no projeto.

“O que mais me chamou atenção para a cena foi a liberdade que as crianças representa­vam. Nós ainda a respiramos na cidade, mesmo que de forma restrita”, comentou Álvaro Maciel.

Eduardo Passos, Bruno Kaiuca e Janine Brunov também foram premiados e participar­am do encontro, que envolveu dois membros do júri responsáve­l pela eleição das melhores fotos: Luiza Reis e Severino Silva, que há 19 anos no DIA.

Severino contou que se surpreende­u com a qualidade das imagens concorrent­es. Ao todo, foram cerca de 3,5 mil fotos feitas de celular pelos leitores, postadas no Instagram com a hashtag #FocoNoRioC­arioca10 e citações aos perfis @odiaonline e @ carioca_dez. “A criativida­de de todos foi fantástica. Percebi que houve um esforço em mostrar paisagens ou acontecime­ntos de forma diferencia­da”, disse Severino, que já levou os prêmios Tim Lopes e Líbero Badaró e foi finalista do Esso em três edições.

O inusitado está no registro de Eduardo Passos, na região

Acredito que vou me sair bem como fotojornal­ista, pois gosto de registrar acontecime­ntos. Os retratos não me atraem tanto ÁLVARO MACIEL, vencedor na Zona Oeste

 ?? FOTOS DE DANIEL CASTELO BRANCO ?? Álvaro Maciel, Eduardo Passos, Janine Brunov e Bruno Kaiuca mostram as fotos vencedoras do concurso ‘Foco no Rio’: celulares como prêmio
FOTOS DE DANIEL CASTELO BRANCO Álvaro Maciel, Eduardo Passos, Janine Brunov e Bruno Kaiuca mostram as fotos vencedoras do concurso ‘Foco no Rio’: celulares como prêmio
 ??  ?? Os premiados participar­am de debate com fotógrafos do ‘Dia’ e membros do júri, na sede do jornal
Os premiados participar­am de debate com fotógrafos do ‘Dia’ e membros do júri, na sede do jornal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil