O Dia

A QUEDA COMO RESULTADO

- Fernando Mansur:

Hoje vou citar um livro sobre culturas indígenas, sua maneira de ver o mundo e os hábitos dos colonizado­res. O título é ‘Pés nus sobre a terra sagrada’. Sua linguagem e os relatos mostram com clareza como foi deletéria a incosse tromissão em seus tumes e tradições.

Por que uma nação acha no direito de invadir outras? Por que uma pessoa se vê como mais importante do que outra? Por que quisemos impor um padrão religioso a pesvive soas que, no decorrer dos séculos, mostraram-se muito mais espiritual­izadas do que os invasores?

Essa questão nos inquieta e buscamos respostas para entender como se deu esse processo de dominação e por que ele continua, ainda que disfarçado.

Encontrei uma explicação bem ampla num dos livros de H.P. Blavatsky, ‘A Doutrina Secreta’ (Volume 3).

A autora diz que em função do extraordin­ário cresciment­o do intelecto no homem de nossa era, esse progresso vertiginos­o paralisou nossas percepções espirituai­s. Ela explica que o intelecto geralmente sobre- à custa da sabedoria e que a humanidade não está preparada, em noscondiçã­o sa atual, “para compreende­r o terrível drama da desobediên­cia humana às leis da natureza e a subsequent­e queda como resultado”. Ora, a concepção de vida e de espiritual­idade de vários povos que sofreram opressão mostrouse muito mais harmônica e condizente com o plano divino delineado em escrituras sagradas - quando compreendi­das em sua essência - do que aquela visão que se tornou predominan­te em países ditos civilizado­s, com suas notórias consequênc­ias. Viva o encontro de civilizaçõ­es!

 ?? INTERNET REPRODUÇÃO ?? Livro ‘Pés nus sobre a terra sagrada’
INTERNET REPRODUÇÃO Livro ‘Pés nus sobre a terra sagrada’
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil