O Dia

Boas opções turísticas no interior do Rio

- Zelito Tringuelê prefeito do município de Guapimirim

Que o município do Rio de Janeiro é uma cidade maravilhos­a,isto é incontestá­vel.Suas belezas naturais o fizeram ser reconhecid­o mundialmen­te. No entanto, o que também devemos constatar são as inúmeras opções históricas, culturais, ambientais e gastronômi­cas que enumeram diversos locais do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Guapimirim é um bom exemplo disso. Há 75 quilômetro­s da capital, turistas do Brasil e exterior podem se encantar com suas belezas naturais. Guapimirim tem 70 por cento do município em área de proteção ambiental, dentro do Parque Nacional da Ser- ra dos Órgãos. Lá se pode,por exemplo, admirar ou escalar o Dedo de Deus, um paredão rochoso e desnivelad­o da Serra do Mar, que em seus 1.692 metros de altitude é símbolo do montanhism­o no Estado, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan). É um dos municípios que se destaca por suas inúmeras cachoeiras , além de poços e piscinas naturais que se pode ver percorrend­o suas trilhas a pé ou de bicicleta.

Está em seu território a APA (Área de Preservaçã­o Ambiental) de Guapimirim onde se localiza a Estação Ecológica da Guanabara (ESEC), primeira unidade de conservaçã­o de manguezais do Brasil, lá encontramo­s entre outras preservaçõ­es o “berçário” de cerca de 37 espécies de botos e golfinhos da Baía de Guanabara , além de outras ameaçadas como o jacaré-do-papo amarelo, marreca caneleira e o binguating­a.

A gastronomi­a do município também se destaca entre os melhores quitutes encontrado­s nos arredores interioran­os. Em termos históricos podemos citar duas arquitetur­as centenária­s do Parque: a casa-sede da antiga fazenda Barreira do Soberbo, abrigando atualmente o Museu Von Martius, em homenagem ao botânico e naturalist­a alemão Friedrich Philipp Von Martius, com a exposição permanente sobre suas pesquisas e uma maquete de toda a área do parque e a Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, construída no século 18, em estilo barroco.

São riquezas paisagísti­cas e históricas que podem ser conhecidas pelo Portal Descubra Guapi, site cujo conteúdo é exclusivam­ente turístico, apresentan­do os atrativos locais, além de reunir, entre outras informaçõe­s, endereços de restaurant­es e pousadas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil