O Dia

Truques para decorar cozinha americana

Especialis­ta orienta como tornar espaço mais prático e com mais funcionali­dade

- MARinA CARdOSO marina.cardoso@odia.com.br

Acozinha é um dos cômodos mais utilizados da casa. Por isso, decorá-la com praticidad­e e funcionali­dade é uma boa opção para os moradores. Em apartament­os pequenos, o cuidado na hora de planejar deve ser redobrado, pois o apertado espaço da copa americana pode atrapalhar nas tarefas cotidianas. Uma das dicas é integrar, ao máximo, o ambiente com os limites da sala de estar.

“A cozinha americana representa uma mudança muito significat­iva na cultura familiar, pretendend­o integrar o local das tarefas do dia a dia com o espaço de lazer e descanso que é a sala de estar. Nesse caso, a estrutura integrada em si é focada na funcionali­dade e na praticidad­e, uma vez que apresenta um balcão para refeições rápidas”, explica o arquiteto e diretor da Santos Projetos, Fernando Santos.

Para ter um espaço funcional, o morador deve se questionar, por exemplo, sobre quais são os equipament­os e utensílios que a família usa mais na copa. Deve elencar também os horários de pico de presença dos familiares por ali, bem como os tipos de preparos mais frequentes no cômodo — frituras, forno ou frios. Além disso, é bom levar em conta se há uma frequência de eventos sociais programado­s para o lugar.

“Respondida­s essas perguntas, o morador deve, então, fazer a integração visual entre a sala e a cozinha”, afirma o arquiteto. Segundo ele, tratar os ambientes como coisas totalmente distintas pode produzir um resultado pouco interessan­te. Cria-se tensão visual desagradáv­el. “O foco é pensar como uma única estrutura, a ser dividida em duas funções não conflitant­es, cada uma no seu espaço”, acrescenta.

CORES mAiS vivAS

O arquiteto Fernando Santos diz, ainda, que é interessan­te tirar os armários e até a geladeira do básico, adotando cores mais vivas ou aplicando adesivos vinílicos próprios, com desenhos ou padronagen­s mais interessan­tes. A iluminação pode ser feita com luminárias com design mais arrojado, pendentes que disfarcem aquela cara de cozinha tradiciona­l que a gente vê por aí. “Importante fugir de materiais que possam se deteriorar rapidament­e e sujar facilmente com a umidade e com o contato frequente com água, tais como madeiras, alguns tipos de mármores e granitos e pastilhas” complement­a o arquiteto.

 ?? Fotos Divulgação ?? Cozinhas americanas decoradas do empreendim­ento Connect, das construtor­as MR2 e Martinelli
Fotos Divulgação Cozinhas americanas decoradas do empreendim­ento Connect, das construtor­as MR2 e Martinelli
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil