O Dia

Campanha alerta sobre consumo de peixes

Ação do AquaRio detalha as espécies marinhas ameaçadas de extinção na costa brasileira

- ANGÉLICA FERNANDES angelica.fernandes@odia.com.br

Apesca exagerada e, muitas vezes, predatória coloca em risco diversas espécies de peixes e crustáceos do litoral brasileiro. Além da ameça de extinção de alguns animais marinhos, a prática de forma acentuada provoca ainda o desequilíb­rio dos oceanos. E uma das formas de reverter esse problema é conscienti­zando o consumidor final, que leva o peixe para mesa. Até o próximo domingo, quem for ao AquaRio será orientado sobre quais espécies devem evitar o consumo e quais podem ser consumidas de forma controlada e liberada.

A Campanha Nacional de Consumo Responsáve­l dos Recursos Pesqueiros, lançada em parceria com a Biomar (UFRJ) e o BioTecPesc­a, um dos principais laboratóri­os da Biologia Marinha da universida­de, identifica os animais com risco de extinção pelas cores vermelha, amarela e verde. Os tanques do AquaRio estarão com essas sinalizaçõ­es em painéis para facilitar o entendimen­to. Um dos peixes da categoria vermelha, classifica­do como ‘não coma ou evite’, é o cherne. Cuidado também com o famoso filé de viola, comerciali­zado até como filé de cação-anjo. As duas espécies estão seriamente ameaçadas. No AquaRio terá ainda palestras sobre o tema e atividades educativas.

“Se continuarm­os nesse ritmo, em poucas décadas diversas espécies de peixes e crustáceos terão desapareci­do da costa brasileira. É nosso dever e responsabi­lidade, como equipament­o focado em educação, pesquisa e conservaçã­o, informar a população sobre a necessidad­e de tomar uma atitude correta em favor da natureza”, destacou o biólogo e diretor presidente do AquaRio, Marcelo Szpilman.

Mais de 90% dos peixes que estão no AquaRio são recursos pesqueiros da costa brasileira. Vários estudos realizados pela instituiçã­o ajudarão a devolver aos oceanos espécies que estão em risco de extinção. Um desses casos é o do tubarão Mangona (Carcharias taurus). No fim do ano passado, dois machos da espécie vieram de fora do país para tentar a reprodução em cativeiro com uma antiga moradora do AquaRio, a Margarida, uma fêmea vinda do Aquário de Ubatuba. A empreitada é inédita. A reprodução desses animais é uma vez a cada dois anos e, quando o casal der filhotes, eles ficarão sob os cuidados dos profission­ais do AquaRio.

Outro cruzamento já realizado por lá foi de raias, também na categoria vermelha, em risco de extinção. Três animais foram reproduzid­os. Em breve será realizada a reprodução da garoupa-verdadeira e do badejo-quadrado.

 ?? FERNANDO MAIA/DIVULGAÇãO ?? Tubarões da espécie Mangona, que correm risco de extinção, estão no AquaRio para reprodução em cativeiro
FERNANDO MAIA/DIVULGAÇãO Tubarões da espécie Mangona, que correm risco de extinção, estão no AquaRio para reprodução em cativeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil