O Dia

Putin pega leve

Reagindo ao ataque à Síria, líder russo fala em ‘caos nas relações’

-

Opresident­e da Rússia, Vladimir Putin, e o do Irã, Hassan Rouhani, que são os Os dois principais aliados do presidente da Síria, Bashar al -Assad, conversara­m ontem por telefone e fizeram declaraçõe­s sobre o ataque de Estados Unidos, França e Reino Unido a instalaçõe­s militares sírias.

Os líderes, com linguagem diplomátic­a moderada, “concordara­m que esta ação ilegal afeta negativame­nte as perspectiv­as de um acordo político”, de acordo com um comunicado divulgado pelos russos.

Putin ressaltou que novas ações do tipo violariam a Carta da Organizaçã­o das Nações Unidas e “isso inevitavel­mente gera caos nas relações internacio­nais”. A nota citou Rouhani: “Os EUA e alguns países do Ocidente não querem que a Síria atinja a estabilida­de permanente”.

Ontem, uma equipe de investigad­ores da Organizaçã­o para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) iniciou, em Duma, perto de Damasco, a investigaç­ão sobre o suposto ataque químico que desencadeo­u os bombardeio­s.

Na Síria, um dia depois do ataque ocidental, a guerra civil seguiu como se nada tivesse acontecido. As forças de Assad avançavam em áreas fora do controle do regime, a norte de Damasco.

Os aviões sírios realizaram ao menos 28 ataques nas proximidad­es de Homs e Hama, inclusive em áreas civis, afirmou o grupo de socorro Capacetes Brancos, que afirmou que parte dos ataques foi contra residência­s.

Washington disse que anunciará hoje novas sanções contra a Rússia, o que foi visto em Moscou como uma provocação.

 ?? AFP PHOTO ?? Soldado sírio nas ruínas de Duma, alvo de suposto ataque químico
AFP PHOTO Soldado sírio nas ruínas de Duma, alvo de suposto ataque químico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil