Lu­la man­da bi­lhe­te a ma­ni­fes­tan­tes: ‘Es­tou mui­to agra­de­ci­do pe­la re­sis­tên­cia’.

Ma­ni­fes­tan­tes se man­ti­ve­ram três ho­ras no pré­dio pa­ra ‘de­nun­ci­ar pri­são ile­gal’

O Dia - - FRONT PAGE -

Um grupo de ma­ni­fes­tan­tes do Mo­vi­men­to dos Tra­ba­lha­do­res Sem Te­to (MTST) ocu­pou on­tem por três ho­ras o tri­plex atri­buí­do ao ex-pre­si­den­te Lu­la no Gu­a­ru­já, no li­to­ral pau­lis­ta. Além da ocu­pa­ção, ha­via ain­da um grupo de 70 apoi­a­do­res em fren­te ao tri­plex, com fai­xas di­zen­do “Se é do Lu­la, é nos­so”, “Se não é, por que pren­deu?” e “Po­vo sem Me­do”.

“É uma de­nún­cia da farsa ju­di­ci­al que le­vou Lu­la à pri­são. Se o tri­plex é de­le, en­tão o po­vo es­tá au­to­ri­za­do a fi­car lá. Se não é, pre­ci­sam ex­pli­car por­que ele es­tá pre­so”, dis­se o pré-can­di­da­to à Pre­si­dên­cia do PSOL, Gui­lher­me Bou­los, que tam­bém par­ti­ci­pou do ato, nas re­des so­ci­ais. A tam­bém pré-can­di­da­ta Ma­nu­e­la D’Ávi­la (PC­doB) ma­ni­fes­tou­se a fa­vor do ato em sua con­ta no Twit­ter, as­sim como o se­na­dor Lind­bergh Fa­ri­as (PT).

Os ma­ni­fes­tan­tes che­ga­ram ao Con­do­mí­nio So­la­ris no iní­cio da ma­nhã e abri­ram a ban­dei­ra do mo­vi­men­to e fai­xas na fa­cha­da do pré­dio com men­sa­gens “Po­vo Sem Me­do” e “Se é do Lu­la, é nos­so”.

Se­gun­do mo­ra­do­res, um por­tão do con­do­mí­nio foi ar­rom­ba­do, o que é ne­ga­do pe­lo mo­vi­men­to. Uma ne­go­ci­a­ção en­tre po­li­ci­ais e ad­vo­ga­dos do MTST de­ter­mi­nou a saí­da, após a ação atin­gir par­te do ob­je­ti­vo. Os ma­ni­fes­tan­tes que­ri­am que a OAS se pro­nun­ci­as­se, como in­di­ca­ção de que o apar­ta­men­to per­ten­ce à cons­tru­to­ra. “Qu­e­re­mos sa­ber qu­em vai pe­dir rein­te­gra­ção de pos­se. Se não é do Lu­la, o Ju­di­ciá­rio te­rá que ex­pli­car por que pren­deu o Lu­la por con­ta do trí­plex”, dis­se.

De acor­do com a ad­vo­ga­da do MTST Dé­bo­ra Ca­mi­lo, a ocu­pa­ção era uma for­ma de pro­tes­to con­tra uma pri­são po­lí­ti­ca. “Qu­e­re­mos abrir os olhos da po­pu­la­ção pa­ra a pri­são ile­gal de Lu­la, que foi fei­ta pa­ra ti­rá-lo da dis­pu­ta pre­si­den­ci­al. Não que­bra­mos na­da, es­ta­mos fa­zen­do um ato pa­cí­fi­co. Qu­e­re­mos sair do tri­plex ain­da ho­je”, des­ta­cou.

Os ma­ni­fes­tan­tes saí­ram pa­ci­fi­ca­men­te pou­co an­tes do meio-dia.

REPRODUÇÃO FA­CE­BO­OK

Grupo de 40 pes­so­as es­ten­deu fai­xas e dei­xou o con­do­mí­nio pa­ci­fi­ca­men­te, após ne­go­ci­a­ção com a PM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.