Ave­ni­da Bra­sil tem mé­dia de se­te car­ros rou­ba­dos por dia

Via li­de­ra es­se ti­po de cri­me no es­ta­do em mar­ço. Tre­cho de 7 km con­cen­tra 44% dos ata­ques

O Dia - - RIO DE JANEIRO - BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br

No mês de mar­ço, a Ave­ni­da Bra­sil foi a via que mais re­gis­trou rou­bos a car­ros no Es­ta­do, com 219 ca­sos, de acor­do com da­dos do Ins­ti­tu­to de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (ISP) ob­ti­dos pe­lo DIA. Fo­ram se­te car­ros rou­ba­dos di­a­ri­a­men­te na ave­ni­da, que cor­ta 26 bair­ros do Rio.

Con­for­me O DIA re­ve­lou on­tem, o mês de mar­ço ba­teu o tris­te re­cor­de de 5.358 veí­cu­los rou­ba­dos, o mai­or nú­me­ro já re­gis­tra­do des­se de­li­to no Es­ta­do, des­de que a sé­rie his­tó­ri­ca co­me­çou a ser com­pu­ta­da pe­lo ISP, em 2003.

A área de atu­a­ção do 41ºBPM (Ira­já) foi a pre­fe­ri­da pa­ra a atu­a­ção de cri­mi­no­sos. Em mar­ço, 719 pes­so­as ti­ve­ram seus car­ros rou­ba­dos na re­gião. So­men­te um tre­cho de se­te quilô­me­tros da Ave­ni­da Bra­sil, que cor­ta a re­gião do ba­ta­lhão, mas com o pa­tru­lha­men­to sob res­pon­sa­bi­li­da­de do Ba­ta­lhão de Po­li­ci­a­men­to em Vi­as Vi­as Ex­pres­sas (BPVE), fo­ram 96 car­ros rou­ba­dos, re­pre­sen­tan­do 44% dos ca­sos do de­li­to na via.

O tre­cho da Ave­ni­da Bra­sil, que te­ve mé­dia de 13 car­ros rou­ba­dos por quilô­me­tro em mar­ço, tem co­mu­ni­da­des con­fla­gra­das no en­tor­no, como Aca­ri, Fa­zen­da Bo­ta­fo­go, Mor­ro do Cha­ves e Com­ple­xo do Cha­pa­dão.

As ou­tras ru­as do Ba­ta­lhão de Ira­já que ti­ve­ram al­tos ín­di­ces de rou­bos de car­ros, em mar­ço, fo­ram, res­pec­ti­va­men­te: Ave­ni­da Ch­ri­sós­to­mo Pi­men­tel de Oli­vei­ra, 61 ca­sos; Ave­ni­da Pas­tor Mar­tin Luther King, 53; Ave­ni­da Ber­nar­di­no Ro­cha, 30; Es­tra­da João Pau­lo, 28.

Ain­da de acor­do com da­dos do ISP, as noi­tes de quin­tas e sex­tas-fei­ras do mês, en­tre 19h e 22h, fo­ram as mais crí­ti­cas em re­la­ção ao de­li­to. Nes­ses dias e nes­sa fai­xa de ho­rá­rio fo­ram 121 veí­cu­los rou­ba­dos.

As­sim como a área do Ba­ta­lhão de Ira­já re­gis­trou o mai­or nú­me­ro de rou­bos em mar­ço, tam­bém fo­ram os po­li­ci­ais des­sa uni­da­de que con­se­gui­ram re­cu­pe­rar o mai­or nú­me­ro de car­ros rou­ba­dos. Fo­ram 609 car­ros re­cu­pe­ra­dos, sen­do 140 de­les na Ave­ni­da Pas­tor Mar­tin Luther King. To­dos os car­ros fo­ram re­cu­pe­ra­dos en­tre 7h e 8h da ma­nhã, de se­gun­da a sex­ta­fei­ra. So­men­te um veí­cu­lo foi re­cu­pe­ra­do às 10h, de uma sex­ta-fe­ria.

FALTA DE PO­LI­CI­AIS

Se­gun­do o por­ta-voz da cor­po­ra­ção, ma­jor Ivan Blaz, o nú­me­ro de re­cu­pe­ra­ção de car­ros evi­den­cia o tra­ba­lho da uni­da­de em abor­dar cri­mi­no­sos. Ape­sar dis­so, o ba­ta­lhão pre­ci­sa de re­for­ços. “Es­ses nú­me­ros re­fle­tem a si­tu­a­ção atu­al do ba­ta­lhão, que vai re­ce­ber um apor­te lo­gís­ti­co, no­vas vi­a­tu­ras, no­vos po­li­ci­ais. Mui­tos dos po­li­ci­ais que es­tão vol­tan­do dos ór­gãos por de­ter­mi­na­ção da Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca irão pa­ra es­sa uni­da­de. Com is­so va­mos con­se­guir re­for­çar o pa­tru­lha­men­to os­ten­si­vo”, afir­mou. “A ló­gi­ca é a mes­ma de sem­pre: os car­ros são rou­ba­dos pois o nos­so pa­tru­lha­men­to os­ten­si­vo não tem si­do efi­caz de­vi­do ao dé­fi­cit de vi­a­tu­ras e po­li­ci­ais. No­vos re­cru­tas tam­bém irão pa­ra a uni­da­de”, acres­cen­tou Blaz.

FOTO: DANI­EL CAS­TE­LO BRANCO

Exér­ci­to pa­tru­lha a Ave­ni­da Bra­sil pa­ra ten­tar re­du­zir rou­bos de car­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.