O Dia

Avenida Brasil tem média de sete carros roubados por dia

Via lidera esse tipo de crime no estado em março. Trecho de 7 km concentra 44% dos ataques

- BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br

No mês de março, a Avenida Brasil foi a via que mais registrou roubos a carros no Estado, com 219 casos, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) obtidos pelo DIA. Foram sete carros roubados diariament­e na avenida, que corta 26 bairros do Rio.

Conforme O DIA revelou ontem, o mês de março bateu o triste recorde de 5.358 veículos roubados, o maior número já registrado desse delito no Estado, desde que a série histórica começou a ser computada pelo ISP, em 2003.

A área de atuação do 41ºBPM (Irajá) foi a preferida para a atuação de criminosos. Em março, 719 pessoas tiveram seus carros roubados na região. Somente um trecho de sete quilômetro­s da Avenida Brasil, que corta a região do batalhão, mas com o patrulhame­nto sob responsabi­lidade do Batalhão de Policiamen­to em Vias Vias Expressas (BPVE), foram 96 carros roubados, representa­ndo 44% dos casos do delito na via.

O trecho da Avenida Brasil, que teve média de 13 carros roubados por quilômetro em março, tem comunidade­s conflagrad­as no entorno, como Acari, Fazenda Botafogo, Morro do Chaves e Complexo do Chapadão.

As outras ruas do Batalhão de Irajá que tiveram altos índices de roubos de carros, em março, foram, respectiva­mente: Avenida Chrisóstom­o Pimentel de Oliveira, 61 casos; Avenida Pastor Martin Luther King, 53; Avenida Bernardino Rocha, 30; Estrada João Paulo, 28.

Ainda de acordo com dados do ISP, as noites de quintas e sextas-feiras do mês, entre 19h e 22h, foram as mais críticas em relação ao delito. Nesses dias e nessa faixa de horário foram 121 veículos roubados.

Assim como a área do Batalhão de Irajá registrou o maior número de roubos em março, também foram os policiais dessa unidade que conseguira­m recuperar o maior número de carros roubados. Foram 609 carros recuperado­s, sendo 140 deles na Avenida Pastor Martin Luther King. Todos os carros foram recuperado­s entre 7h e 8h da manhã, de segunda a sextafeira. Somente um veículo foi recuperado às 10h, de uma sexta-feria.

FALTA DE POLICIAIS

Segundo o porta-voz da corporação, major Ivan Blaz, o número de recuperaçã­o de carros evidencia o trabalho da unidade em abordar criminosos. Apesar disso, o batalhão precisa de reforços. “Esses números refletem a situação atual do batalhão, que vai receber um aporte logístico, novas viaturas, novos policiais. Muitos dos policiais que estão voltando dos órgãos por determinaç­ão da Secretaria de Segurança Pública irão para essa unidade. Com isso vamos conseguir reforçar o patrulhame­nto ostensivo”, afirmou. “A lógica é a mesma de sempre: os carros são roubados pois o nosso patrulhame­nto ostensivo não tem sido eficaz devido ao déficit de viaturas e policiais. Novos recrutas também irão para a unidade”, acrescento­u Blaz.

 ?? FOTO: DANIEL CASTELO BRANCO ??
FOTO: DANIEL CASTELO BRANCO
 ??  ?? Exército patrulha a Avenida Brasil para tentar reduzir roubos de carros
Exército patrulha a Avenida Brasil para tentar reduzir roubos de carros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil