O Dia

Luminária quebrada e poste caindo

-

N No Calçadão do Éden, ponto comercial em São João de Meriti, motoristas chegam a quebrar o carro para passar, porque o pavimento está esburacado. Segundo comerciant­es, desde a construção da área, na gestão passada, o lugar foi esquecido. Postes com luminárias quebradas estão tombando, com risco de causar acidente. Ambulantes ocupam o caminho e puxam luz da rua. Em 2015, moradores já reclamavam da falta de iluminação, facilitand­o assaltos.

“Está esburacado assim há bastante tempo. Diariament­e a gente vê o descaso do poder público em várias áreas. No Centro de São João, apesar de ter asfalto, parece que não tem, porque é cheio de ondulações. Tem que andar devagar senão a suspensão do carro arrebenta”, comentou o representa­nte comercial Sérgio Paulo, 43, dirigindo sobre uma cratera.

“Muitas lojas fecharam por falta de movimento. O calçadão foi feito impedindo o trânsito, contrarian­do lojistas. A prefeitura prometeu que vai voltar a passar ônibus”, cobrou o comerciant­e Josiel Santana.

A prefeitura afirmou que a coleta de lixo é realizada em dias alternados nos bairros e diariament­e nos centros comerciais. “Estamos criando novos roteiros diários e em dois turnos para os corredores principais, a fim de reduzir o tempo do lixo nas ruas”, informou. Disse ainda que “o entulho é responsabi­lidade do munícipe em destinar, apesar de recolhermo­s mais de 300 m³ de resíduos sólidos”.

O governo acrescento­u que moradores de cidades vizinhas despejam resíduos irregularm­ente, agravando o problema, e anunciou a criação de ecopontos que receberão resíduos gratuitame­nte dos contribuin­tes. Sobre o calçadão, não respondeu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil