Lu­mi­ná­ria que­bra­da e pos­te cain­do

O Dia - - JUSTIÇA E CIDADANIA -

N No Cal­ça­dão do Éden, pon­to co­mer­ci­al em São João de Me­ri­ti, mo­to­ris­tas che­gam a que­brar o car­ro pa­ra passar, por­que o pa­vi­men­to es­tá es­bu­ra­ca­do. Se­gun­do co­mer­ci­an­tes, des­de a cons­tru­ção da área, na ges­tão pas­sa­da, o lu­gar foi es­que­ci­do. Pos­tes com lu­mi­ná­ri­as que­bra­das es­tão tom­ban­do, com ris­co de cau­sar aci­den­te. Am­bu­lan­tes ocu­pam o ca­mi­nho e pu­xam luz da rua. Em 2015, mo­ra­do­res já re­cla­ma­vam da falta de ilu­mi­na­ção, fa­ci­li­tan­do as­sal­tos.

“Es­tá es­bu­ra­ca­do as­sim há bas­tan­te tem­po. Di­a­ri­a­men­te a gen­te vê o des­ca­so do po­der pú­bli­co em vá­ri­as áre­as. No Cen­tro de São João, ape­sar de ter as­fal­to, pa­re­ce que não tem, por­que é cheio de on­du­la­ções. Tem que an­dar de­va­gar se­não a sus­pen­são do car­ro ar­re­ben­ta”, co­men­tou o re­pre­sen­tan­te co­mer­ci­al Sér­gio Pau­lo, 43, di­ri­gin­do so­bre uma cra­te­ra.

“Mui­tas lo­jas fe­cha­ram por falta de mo­vi­men­to. O cal­ça­dão foi fei­to im­pe­din­do o trân­si­to, con­tra­ri­an­do lo­jis­tas. A pre­fei­tu­ra pro­me­teu que vai vol­tar a passar ôni­bus”, co­brou o co­mer­ci­an­te Jo­si­el San­ta­na.

A pre­fei­tu­ra afir­mou que a co­le­ta de li­xo é re­a­li­za­da em dias al­ter­na­dos nos bair­ros e di­a­ri­a­men­te nos cen­tros co­mer­ci­ais. “Es­ta­mos cri­an­do no­vos ro­tei­ros diá­ri­os e em dois tur­nos pa­ra os cor­re­do­res prin­ci­pais, a fim de re­du­zir o tem­po do li­xo nas ru­as”, in­for­mou. Dis­se ain­da que “o en­tu­lho é res­pon­sa­bi­li­da­de do mu­ní­ci­pe em des­ti­nar, ape­sar de re­co­lher­mos mais de 300 m³ de re­sí­du­os só­li­dos”.

O go­ver­no acres­cen­tou que mo­ra­do­res de ci­da­des vi­zi­nhas des­pe­jam re­sí­du­os ir­re­gu­lar­men­te, agra­van­do o pro­ble­ma, e anun­ci­ou a cri­a­ção de eco­pon­tos que re­ce­be­rão re­sí­du­os gra­tui­ta­men­te dos con­tri­buin­tes. So­bre o cal­ça­dão, não res­pon­deu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.