O Dia

Supremo Tribunal Federal pode decidir hoje transforma­r senador Aécio Neves em réu

Denúncia por corrupção, após 10 meses, será apreciada pelo STF

-

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) pode se tornar réu durante a sessão de hoje do Supremo Tribunal Federal. A Primeira Turma da Corte se reúne à tarde para decidir se abre ação penal contra o tucano. O inquérito que tem como alvo o parlamenta­r é resultante da delação de Joesley Batista, da JBS.

Ontem, a procurador­ageral da República, Raquel Dodge, reiterou o pedido de abertura da ação penal. Também são alvos da denúncia a irmã do senador, Andrea Neves, o primo dele, Frederico Pacheco, e Mendherson Souza Lima, ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), flagrado com dinheiro vivo. Todos foram acusados de corrupção passiva.

Em conversa com jornalista­s, ontem, Aécio questionou “ilegalidad­es” no processo, disse que a Procurador­ia-Geral da República (PGR) “falseou” informaçõe­s e que “acredita na dimensão” dos ministros do STF, que podem torná-lo réu.

Segundo a denúncia, apresentad­a há mais de 10 meses, Aécio solicitou a Joesley, em conversa gravada pela Polícia Federal (PF), R$ 2 milhões em propina, em troca de favorecime­nto à empresa em sua atuação política. O senador também é acusado de tentar obstruir a Justiça, o que teria sido caracteriz­ado pela frase dirigida ao dono da JBS quando ambas falavam dos intermediá­rios da transação: “Tem que ser um que a gente mate antes de fazer delação”.

 ?? JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO/16.08.17 ?? Para Aécio, ação é ilegal
JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO/16.08.17 Para Aécio, ação é ilegal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil