O Dia

Planos poderão cobrar franquia

Valor será igual ao da mensalidad­e estipulada por operadoras de saúde, segundo a ANS

-

A partir do segundo semestre, as operadoras de planos de saúde poderão cobrar dos segurados uma franquia de valor equivalent­e ao da mensalidad­e, em mecanismo similar ao praticado no mercado de seguros de veículos. As mudanças estão em nova norma da Agência Nacional de Saúde Suplementa­r (ANS) com previsão de publicação até junho. Entidades de defesa do consumidor alegam que as mudanças podem prejudicar os consumidor­es, segundo a Agência Estadão Conteúdo.

A ideia é regulament­ar nos contratos de convênios médicos a adoção da franquia e coparticip­ação (quando o cliente arca com uma parte dos custos do procedimen­to toda vez que usa o plano). Ambas as modalidade­s já estavam previstas em resolução do setor de 1998, mas não tinham normas bem definidas. A coparticip­ação é praticada, mas os atuais critérios de cobrança dependem de negociação entre operadora e cliente. Já a franquia, por falta de regras específica­s, não é adotada na prática.

Com a publicação da norma, as operadoras poderão vender planos com franquia e coparticip­ação, mas a parte a ser paga pelo cliente no somatório do ano terá como teto o mesmo valor que ele pagou nos 12 meses. Ou seja, se o valor total pago no ano for de R$ 6 mil (mensalidad­e de R$ 500), por exemplo, este será o limite para gastos extras com franquia e coparticip­ação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil