O Dia

Professor solidário bomba na internet

Professor adormece bebê para a mãe fazer prova em universida­de na Penha

- Da estagiária Luana Benedito, sob supervisão de Thiago Antunes

Hélio Borges, que dá aula em faculdade de Direito na Penha, tomou conta e fez dormir a pequena Anna Luísa, de 7 meses, enquanto a mãe da menina fazia prova. Foto do mestre com o bebê viralizou.

Aestudante de Direito Ive de Freitas, de 32 anos, foi surpreendi­da com um gesto de empatia por parte do professor Hélio Borges durante uma prova sexta-feira. O docente ficou com a filha da aluna, Anna Luísa, de 7 meses, no colo para que ela pudesse fazer a avaliação da sua disciplina na Universida­de Cândido Mendes, na Penha.

Para agradecer, Ive compartilh­ou em seu perfil no Facebook uma imagem da filha no colo do acadêmico com a mensagem: “Hoje tive que ir à Ucam Penha fazer uma prova. Como não tinha com quem deixar minha bebê, tive que levá-la. Ela está numa fase de mexer em tudo, queria pegar a prova, o código… E então, o professor Hélio Borges teve essa atitude incrível, pegou minha bebê até que ela adormeceu em seu colo. Obrigada professor!”.

Não demorou muito para que a publicação de Ive viralizass­e nas redes sociais. O post já contava com 7 mil curtidas e mais de mil compartilh­amentos até o início da noite de terça-feira. “Queria mostrar o que ele tinha feito por mim, mas não imaginava que iria tomar essa proporção”, diz a estudante.

O professor conta que também se surpreende­u com a repercussã­o. Ele, que não tem conta na rede social, soube através de amigos sobre a publicação. “Fiquei espantado que uma ação natural, ter chamado tanto a atenção”.

O docente diz não se incomodar quando as alunas levam os filhos para aula e conta que agiu do modo que faz com as filhas, de 9 e 10 anos. Sobre Anna Luísa ter adormecido em seus braços, ele tem uma teoria. “No colo de um gordinho é muito mais fácil dormir”, brinca.

Ive, natural de Campos, conta que não tem parentes no Rio e a prova coincidia com o horário de trabalho do marido. “Faria a prova com a Anna Luísa no colo, mas ela estava impaciente. Ia desistir e o professor a pegou no colo para distraí-la. Se eu consegui fazer alguma coisa na avaliação foi graças a ele”.

No magistério há mais de 20 anos, Hélio conta que vê muitas alunas abandonand­o os estudos durante a gestação e após o parto. “É uma reflexão que precisamos fazer: qual o número de mulheres que abandonam os estudos, qual o papel da universida­de no acolhiment­o da volta, além do nosso papel enquanto professore­s?”

MENSAGENS DE APOIO

Ive recebeu mensagens. “Muitas mães encontram dificuldad­es em continuar os estudos, algumas me disseram que se sentiram estimulada­s a continuar.” A Universida­de Cândido Mendes ressaltou a atitude do docente: “Há forte relação comunitári­a os alunos e os docentes, explicitad­a de forma inequívoca no cuidado do Prof. Hélio Borges com a bebê e, quem sabe, futura aluna da instituiçã­o”.

 ?? REPRODUÇÃO ??
REPRODUÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil