O Dia

Violência fecha escolas de novo

Disputa de facções por território em comunidade­s de Belford Roxo deixa 2 mil sem aulas

- RAFAEL NASCIMENTO rafael.nascimento@odia.com.br

Pelo terceiro dia consecutiv­o, ontem escolas de Belford Roxo suspendera­m as atividades. O motivo, segundo a prefeitura seria a guerra entre traficante­s que disputam áreas em comunidade­s da cidade. Por causa da falta de segurança, mais de 2 mil alunos foram prejudicad­os. Segunda e terça-feira, o mesmo aconteceu com mais de 7 mil estudantes.

Bandidos do Comando Vermelho e o Terceiro Comando estão em guerra na cidade, após o assassinat­o de chefes do tráfico na região.

Segundo a prefeitura, o prefeito Wagner Carneiro dos Santos, o Waguinho (MDB), já se reuniu com o secretário estadual de Segurança Pública, general Richard Nunes, solicitand­o medidas para conter a violência.

Neste ano, na Rua Joaquim da Costa Lima — perto do 39º BPM (Belford Roxo) — em 30 dias mais de 100 assaltos foram registrado­s, média de quatro vítimas por dia. Segundo o aplicativo Fogo Cruzado, laboratóri­o colaborati­vo de dados sobre violência armada, Belford Roxo foi a cidade da Região Metropolit­ana que sofreu o maior aumento de tiroteios e disparos de armas de fogo nos 100 primeiros dias de 2018: salto de 490%, passando de 30 para 177 os alertas emitidos em comparação ao mesmo período de 2017. Belford Roxo lidera o ranking na Baixada e aparece em terceiro lugar na Região Metropolit­ana, atrás só do Rio, com 1.443 ocorrência­s em 2018, e São Gonçalo, com 242 registros.

 ?? FERNANDA DIAS ?? Escolas interrompe­ram aulas nos dias de tiroteio em Belford Roxo
FERNANDA DIAS Escolas interrompe­ram aulas nos dias de tiroteio em Belford Roxo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil