O Dia

Raúl Castro vai ficar de olho

Novo presidente diz que irmão de Fidel estará à frente de principais decisões em Cuba

- > Havana, Cuba

Em seu primeiro discurso na Assembleia Nacional, o novo presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, prometeu manter os princípio da Revolução, mas atualizar o modelo econômico. “O mandato (...) é dar continuida­de à Revolução Cubana em um momento histórico crucial, que será marcado por tudo que devemos avançar na atualizaçã­o do modelo econômico”, disse.

Essa diretriz já era a de seu antecessor, Raúl Castro, e ficou claro na fala do presidente que o irmão de Fidel vai seguir dando as cartas na ilha. “(Raul) vai liderar as decisões de maior transcendê­ncia para o presente e o futuro da nação”.

Por sua vez, Raúl, que permanecer­á como chefe do Partido Comunista (PCC) até 2021, disse que será sucedido nesse posto por Diaz-Canel, completand­o a transição de gerações no comando de Cuba. “Quando eu faltar, poderá assumir o cargo”, disse ele, em seu discurso de despedida ante a Assembleia Nacional.

Primeiro-vice-presidente desde 2013, Diaz-Canel ascendeu ao comando respeitand­o os caminhos do partido. Raúl, de 86 anos, levou-o para seu lado, encarregou-o de representa­r o governo em visitas ao exterior e o preparou para assumir o comando da Ilha. Agora precisará de habilidade política para implantar mudanças e vencer as resistênci­as, que virão.

 ?? AFP ?? Raul Castro continuará como secretário do Partido Comunista Cubano
AFP Raul Castro continuará como secretário do Partido Comunista Cubano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil