O Dia

Alimentaçã­o e equilíbrio emocional

-

N Márcia Simões Kornin, pós-graduada em Medicina Estética e Nutrologia, defende a importânci­a de uma alimentaçã­o adequada e a prática de atividades físicas, que, segundo ela, contribuem direta e positivame­nte para um bom desempenho. “Comer corretamen­te garante os nutrientes que o cérebro necessita para melhorar a concentraç­ão”, justifica, destacando que suplemento­s como ômega-3 e ácido fólico ajudam na dieta.

A médica insiste que atividade física, responsáve­l pela circulação sanguínea e frequência cardíaca, não deve ser esquecida, mesmo que tire um pouco o foco dos estudos. “O corpo libera betaendorf­inas e outros hormônios que dão sensação de bem-estar e prazer. Convém evitar álcool, cigarros e não dispensar oito horas de sono diários, pois o descanso recupera o cérebro e a concentraç­ão. São práticas mais que recomendad­as”.

Valéria Ribeiro, especializ­ada em Psicologia e Desenvolvi­mento Humano, frisa que a preparação para a prova de redação não deve ocorrer somente nos meses que a antecedem. “Durante o Ensino Médio, é preciso que o aluno participe de simulados, na medida do possível. A preparação emocional também é importante para que o aluno saiba enfrentar, de maneira correta, os chamados ‘brancos’ durante a prova ou crises de ansiedade e até mesmo de pânico”, alerta. Ela recomendou ainda, se for o caso, terapia individual ou em grupos, o consumo de bastante água e atividades que tragam relaxament­o e paz, como ioga ou técnicas de controle de respiração.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil