O Dia

Produtos cimentício­s são a nova tendência do setor

Peças são criadas a partir da mistura de processos artesanais e industriai­s

- MaRina CaRdoSo marina.cardoso@odia.com.br

As últimas feiras de decoração mostraram uma tendência que vem conquistan­do os brasileiro­s: revestimen­tos e cobogós feitos à base de cimento. Desenvolvi­dos a partir de uma mistura de processos artesanais e industriai­s, os produtos dispõem de uma infinidade de formatos, relevos, tamanhos e desenhos que estimulam a criativida­de de arquitetos e designers de interiores.

A durabilida­de e a versatilid­ade estão entre os pontos fortes desse tipo de material. “Itens cimentício­s são, geralmente, fabricados artesanalm­ente, resultando em um produto ecologicam­ente correto, com boa resistênci­a. Esse selo acaba transforma­ndo o material em uma tendência de mercado. Outra caracterís­tica é imitar texturas brutalista­s, tais como pedras e madeiras” explica Beto Monzon, da RK Arquitetur­a & Design.

A decoração pode ser utilizada tanto em áreas externas como também nas internas. É o caso dos cobogós, que podem ser aplicados para criar divisórias. “Os cobogós são um elemento de vedação que, ao mesmo tempo em que são decorativo­s, permitem uma semi-integração entre o dentro e o fora de um espaço”, afirma Carmem Avila, do escritório Carmem Avila Arquitetur­a.

Já os revestimen­tos em placas de alto relevo podem ser empregados em uma parede para destacar o ambiente. É possível encontrar peças neutras, com aspecto de cimento queimado branco, assim como peças com aspecto mais rústico — pisos drenantes para garagem, pisos similares ao travertino ou a madeira rústica.

USo do MaTERiaL

A desvantage­m dos cimentício­s fica por conta dos cuidados durante a aplicação. Um revestimen­to pode ficar manchado, se estiver sem uma camada protetora de resina e se entrar em contato com a terra de um jardim ou com outro material que possa danificá-lo. “É preciso ter cuidado com a aplicação, impermeabi­lização e limpeza, de maneira que não seja perdida a garantia do produto. Como são produtos feitos à base de cimento, apresentam baixa resistênci­a a produtos ácidos, manchando com facilidade”, explica Monzon.

A grande novidade do cobogó é que, agora, ele aparece com opções elaboradas, como os modelos da Palazzo Revestimen­tos. As peças ganharam um aspecto acetinado e peças atuais, com desenhos geométrico­s e relevos em diferentes planos e inclinaçõe­s.

 ?? DivulgAção ??
DivulgAção
 ??  ?? Produtos dispõem de uma série de formatos, relevos, tamanhos e desenhos
Produtos dispõem de uma série de formatos, relevos, tamanhos e desenhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil