O Dia

Muito estudo e leitura são fundamenta­is para a prova

-

> A professora de Língua Portuguesa e Redação do Colégio Notre Dame, Eliza Barra, ressalta a importânci­a dos sinônimos. “A repetição de palavras deve ser evitada, assim como tratar a escrita superficia­lmente e fora do tema”, alerta, frisando: “Conhecimen­to do mundo é fundamenta­l. Por isso, são atitudes importante­s treinar temas distintos e o reforço na leitura nos campos político, social, econômico, relações humanas, história e literatura”, avisa.

Diego Aguilar, professor de Língua Portuguesa e Redação da rede Pensi e do Curso QG do Enem, recomenda atenção à realidade atual. “Seja qual for o tema, cabe ao estudante abordar o impacto social gerado por qualquer assunto. E, para aumentar o conhecimen­to do mundo, são importante­s livros, jornais, filmes e documentár­ios, além de visitas a museus. Entender as competênci­as exigidas pela banca corretora é indispensá­vel”.

O professor lembra ainda algumas competênci­as necessária­s: estudar regras gramaticai­s para ganhar norma culta (pontuação, ortografia, crase, regência, concordânc­ia e colocação pronominal); abordagem completa do tema, sem tangenciar o debate proposto; usar estratégia­s argumentat­ivas; e construir proposta de intervençã­o, destacando seus cinco elementos: agente, ação, meio, detalhamen­to e efeito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil