O Dia

Atentado com homem-bomba mata 60 pessoas e deixa 120 feridas no Afeganistã­o

Atentado foi contra a minoria xiita hazara, alvo recorrente do Estado Islâmico

- > Cabul, Afeganistã­o

Pelo menos 60 civis, em sua maioria xiitas, morreram e 120 ficaram feridos ontem em Cabul em um atentado suicida reivindica­do pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) contra um centro de registro eleitoral, confirmand­o os piores temores de violência pelas eleições legislativ­as de outubro.

Um homem-bomba explodiu em frente ao centro de cadastrame­nto, onde os eleitores recolhem as cédulas de identidade antes de se inscrever. O balanço de mortos e feridos não para de aumentar, segundo a Agência France-Presse.

Já foram contabiliz­ados ao menos 57 mortos e 119 feridos, em sua maioria integrante­s da minoria xiita hazara, alvo recorrente dos extremista­s do EI, segundo o Ministério da Saúde.

Há ao menos 21 mulheres e cinco crianças entre os mortos, segundo o porta-voz do Ministério da Saúde, Wahid Majrooh, e 47 mulheres e 16 crianças entre os feridos.

“Agora sabemos que o governo é incapaz de nos proteger”, gritou um homem, Akbar, insultando o presidente, Ashraf Ghani, antes do canal Tolo News (privado) interrompe­r a transmissã­o.

“Morte ao governo”, “morte aos talibãs”, gritava a multidão ao seu redor, mostrando cédulas ensanguent­adas e espalhadas pelo chão.

Os talibãs comunicara­m rapidament­e que seus “mujahidin não têm nada a ver com o ataque”, responsabi­lizando implicitam­ente o grupo Estado Islâmico, que logo reivindico­u o ataque por meio de seu braço de propaganda Amaq.

“As pessoas estavam vindo recolher suas cédulas de identidade quando ocorreu a explosão na entrada. Era um homem-bomba”, disse o chefe de polícia de Cabul, Dawood Amin.

O porta-voz do Ministério do Interior, Najib Danish, informou que “o homem-bomba chegou a pé e acionou sua carga no meio da multidão”.

Este é o primeiro ataque em Cabul contra um centro de cadastrame­nto para as legislativ­as de 20 de outubro.

 ?? SHAHMARAI/AFP ?? Moradores do Afeganistã­o olham os escombros do local de votação após ataque assumido pelo EI
SHAHMARAI/AFP Moradores do Afeganistã­o olham os escombros do local de votação após ataque assumido pelo EI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil