O Dia

DOIS MILHÕES SAÚDAM SÃO JORGE

Cerca de 2 milhões de devotos de São Jorge lotaram igrejas e ruas nas celebraçõe­s

- NADEDJA CALADO nadedja.calado@odia.com.br

Devotos do Santo Guerreiro lotaram as igrejas e as ruas. As celebraçõe­s aproximara­m fiéis cristãos e de religiões de matriz africana durante três dias.

Cerca de 2 milhões de devotos de São Jorge lotaram as igrejas e as ruas nas missas, no feriado de ontem no Rio. Símbolo do sincretism­o religioso, o ícone aproximou, como de costume, fiéis cristãos e também de religiões de matriz africana, que receberam as bençãos de padres, autoridade­s da Igreja Católica, pais e mães de santo. A celebração mais esperada foi a missa rezada pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, na Zona Norte do Rio. Ele pediu que os fiéis rezassem pelas vítimas da violência na cidade. O sacerdote foi homenagead­o durante a missa, por ter completado nove anos à frente da arquidioce­se de São Sebastião do Rio de Janeiro.

As cerimônias em Quintino foram presenciad­as por cerca de 1,5 milhão de devotos ao longo do dia. Fiéis também aproveitar­am o feriado para comparecer às missas de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, e da Praça da República, no Centro. “Acredito que o exemplo de São Jorge servirá como inspiração aos cariocas nestes tempos difíceis, em que precisam enfrentar as adversidad­es e lutar por seus direitos”, declarou Dom Orani.

Devoto de São Jorge, o deputado federal Alessandro Molon (PSB) elogiou as homenagens e também lembrou do momento de violência no Rio. “Foi uma festa linda, vivemos um momento dramático e a fé sempre ajuda. Ainda mais São Jorge, que une e atrai pessoas de várias visões de mundo, e união é o que estamos precisando no Rio de Janeiro”, completou o parlamenta­r.

MUNDO DO SAMBA

O Carnaval carioca também esteve representa­do no feriado, com a presença da porta -bandeira Selminha Sorriso, da Beija-Flor, que conquistou o título do Grupo Especial neste ano. Também houve presença de membros da agremiação Império Serrano, que acompanhou a procissão religiosa em Quintino.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? SEVERINO SILVA ?? Cardeal arcebispo do Rio celebra missa na Igreja de Matriz de São Jorge, em Quintino, Zona Norte do Rio
SEVERINO SILVA Cardeal arcebispo do Rio celebra missa na Igreja de Matriz de São Jorge, em Quintino, Zona Norte do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil