O Dia

Pedestres e motoristas de Queimados sofrem sem iluminação pública, com matagal e lixo

Segundo o IBGE, apenas 47% das vias públicas são urbanizada­s na cidade de 145 mil habitantes

- CÁSSio BRUNo cassio.gomes@odia.com.br

Caminhar e dirigir por alguns bairros de Queimados, na Baixada Fluminense, têm sido tarefa difícil para os moradores da cidade. Sem asfalto, ruas estão intransitá­veis em localidade­s como Jardim da Fonte, Santiago, Vila Central, Santa Rosa e Parque Eldorado. A situação piora quando chove. Além de infraestru­tura ruim, há reclamaçõe­s também de falta de coleta de lixo e de iluminação pública.

Motorista de ônibus, Marcel da Silva, de 45 anos, já perdeu as contas das vezes que parou, enguiçado, por causa de defeitos nos coletivos ocasionado­s por buracos na pista. A última delas ocorreu no mês passado quando o veículo em que trabalhava quebrou um dos amortecedo­res. Os passageiro­s foram obrigados a descer.

“A situação mais grave é Jardim da Fonte. É muito buraco. Tem empresa que muda o itinerário do ônibus para evitar que ele quebre”, contou Marcel da Silva.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), Queimados possui apenas 47,4% de urbanizaçã­o adequada de vias públicas, ou seja, com bueiros, pavimentaç­ão e meiofio. Entre as 92 cidades do estado do Rio, ocupa a 31ª posição neste tipo de serviço. Ao todo, o município conta com 145.386 habitantes (população estimada em 2017).

Na Rua Dom Manuel, no bairro Parque Eldorado, os moradores não têm a via asfaltada. Na lixeira a céu aberto, que fica ao lado de um canal, foi possível encontrar uma privada e uma televisão quebradas, além de entulho. No mesmo local, um ônibus está abandonado há pelo menos três meses, segundo os moradores.

“Em 2013, a água da chuva entrou na minha casa”, lamentou o aposentado Naziro de Oliveira, de 75 anos, morador de Queimados há 60.

A Prefeitura de Queimados informou que obras estão em andamento em Jardim da Fonte e Parque Eldorado, com previsão de nova pavimentaç­ão em 17 ruas e a construção de uma estação de tratamento de esgoto.

Em Santa Rosa, a prefeitura diz que as melhorias na região estavam inseridas no programa Bairro Novo, do governo do estado, mas foram paralisada­s por falta de recursos. Em Vila Central, a prefeitura alegou que o projeto básico está pronto e ainda busca apoio financeiro para executá-lo.

Já nos bairros Santiago e Grande Alzira, a prefeitura afirmou que todas as ruas estão pavimentad­as, exceto a Luiz Pereira da Silva (em Grande Alzira), o que só deverá ocorrer no ano que vem.

Sobre a coleta de lixo na cidade, a Prefeitura de Queimados disse que o serviço é regular, sempre três vezes por semana.

 ?? MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA ?? Sem asfalto: Naziro de Oliveira conta que o ônibus está abandonado há três meses na Dom Manuel
MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA Sem asfalto: Naziro de Oliveira conta que o ônibus está abandonado há três meses na Dom Manuel
 ?? MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA ?? No bairro Parque Eldorado, pedestre atravessa ponte que não tem calçada nem guarda-corpo
MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA No bairro Parque Eldorado, pedestre atravessa ponte que não tem calçada nem guarda-corpo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil