O Dia

Vacinação contra vírus da gripe vai até 1º de junho

Campanha começou ontem e postos do Rio ficaram lotados. Dia D será 12 de maio, com meta de imunizar 4,5 milhões de pessoas

- RAFAEL NASCIMENTO rafael.nascimento@odia.com.br

Com 392 casos no Brasil esse ano, sendo 167 no estado do Rio, ontem, foi o primeiro dia da Campanha de Vacinação contra o Influenza, vírus causador da gripe. No país, já são 62 mortes pela doença desde janeiro e, no Rio, o número de óbitos chega a 18— um deles por H3N2, um subtipo do vírus, que está incluído na imunização.

Idosos, crianças de seis meses a 4 anos, gestantes, mães com 45 dias de pós-parto, trabalhado­res de saúde, portadores de doenças crônicas (com prescrição médica), professore­s das redes pública e privada, população carcerária, funcionári­os de instituiçã­o prisional, adolescent­es e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas sócio-educativas, são os alvos da campanha, que vai até 1º de junho. A única contra-indicação é que tem alergia a o ovo.

“O vírus já começou a circular no verão. Isso chama a atenção para a importânci­a da vacina, que só depois de 15 dias a pessoa estará imunizada. O Ministério da Saúde detectou o aumento e antecipou a campanha, que só começaria em meados de maio”, disse o secretário municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos. Na cidade do Rio foram detectados 38 casos, sendo 5 mortes, neste ano.

“Esse ano temos uma mudança no H3N2, justamente porque o vírus que circulou em 2017 no hemisfério norte já não era tão bem adaptado para a vacina. Isso fez com que tivéssemos um número maior de H3N2. Então a vacina que vamos usar esse ano contra o H3N2 já não é a mesma do ano passado. Ela foi modificada para casar melhor com o subtipo que está circulando atualmente”, explicou o médico infectolog­ia e chefe do Laboratóri­o de Pesquisa em Imu- nização e Vigilância em Saúde da Fiocruz, José Cerbino Neto.

O Dia D de mobilizaçã­o será no dia 12 de maio, um sábado, quando postos extras serão montados em toda a cidade. A meta é vacinar 90% dos grupos alvo recomendad­os da campanha, o que representa cerca de 1,4 milhão de pessoas. Em todo o estado são 4,5 milhões. “Essa vacina é muito importante, tem muita utilidade, principalm­ente para pessoas da minha idade”, destacou a aposentada Ilda Maria Freire, de 75 anos, que foi imunizada ontem no posto de saúde em Botafogo.

 ?? SEVERINO SILVA ?? No Centro Municipal Heitor Beltrão, na Tijuca, idosos fizeram fila
SEVERINO SILVA No Centro Municipal Heitor Beltrão, na Tijuca, idosos fizeram fila

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil