O Dia

Prefeitura dá reajuste a funcionári­os da Comlurb.

Governo estadual diz que já quitou dívidas referentes às horas extras, mas categoria nega

-

Os policiais civis do Rio vão à Justiça para cobrar informaçõe­s sobre o pagamento integral das horas extras cumpridas pela categoria. O governo estadual afirma que já quitou, em fevereiro, os débitos referentes ao Regime Adicional de Serviço (RAS). Mas os agentes afirmam que o valor depositado naquele mês não cobriu toda a dívida.

O Palácio Guanabara informou que, em 9 de fevereiro, fez o depósito de R$13.819.300,64 pendentes do Regime Adicional de Serviço e de R$ 8.456.325,57 restantes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) das polícias Civil e Militar. E afirmou que os débitos referentes ao RAs foram acertados nessa data.

Já o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), Márcio Garcia, questiona os números. O sindicalis­ta relatou que já buscou esclarecim­entos em relação ao depósito, como, por exemplo, a quais períodos esses pagamentos são referentes. Segundo ele, as respostas foram imprecisas.

“Enviamos ofício à Secretaria de Fazenda questionan­do o período de pagamento efetivo do RAS e não houve uma resposta precisa. A própria Polícia Civil também não informa ao certo e direciona as perguntas para o Palácio Guanabara”, disse.

Garcia garantiu que a entidade pedirá ao Tribunal de Justiça do Rio que o estado preste os esclarecim­entos a respeito desse pagamento. “Diante disso (das faltas de respostas) e da posição do governador, que alega ter resolvido, iremos ajuizar ação declaratór­ia de cobrança para que os valores devidos aos policiais civis sejam finalmente honrados”, declarou.

Ainda segundo o presidente do Sindpol, em reunião nesta semana do Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio (Consperj), o secretário de Segurança, general Richard Nunes, demonstrou conhecimen­to sobre o débito.

Em cerimônia de entrega de 265 viaturas para a Polícia Militar, na quinta-feira, o governador Luiz Fernando Pezão anunciou a retomada das horas extras de PMs, policiais civis e agentes penitenciá­rios já a partir da próxima semana. Ele disse que, para pagar o RAS, o governo usará verbas do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fised), que conta com 5% da arrecadaçã­o de royalties do petróleo de áreas do pré-sal.

 ?? REPRODUÇÃO TV GLOBO ?? Agentes da Polícia Civil questionam afirmação feito pelo governo estadual sobre quitação do RAS
REPRODUÇÃO TV GLOBO Agentes da Polícia Civil questionam afirmação feito pelo governo estadual sobre quitação do RAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil