O Dia

Coreia desnuclear­izada

Líderes do Sul e do Norte assinaram compromiss­o pelo fim dos conflitos na região

-

Olíder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, estabelece­ram ontem um compromiss­o com a desnuclear­ização e prometeram que não haverá mais guerra na península, após uma reunião de cúpula na Zona Desmilitar­izada que entrará para a história.

Após um aperto de mão muito simbólico na fronteira, Kim Jong Un afirmou que a Coreia está “no limiar de uma nova história”.

Primeiro líder norte-coreano a pisar em solo sul-coreano desde a guerra (1950-1953), ele disse ter ficado emocionado ao cruzar a barreira de cimento de alguns centímetro­s de altura que demarca a fronteira na cidade de Panmunjom.

“Os dois líderes declaram solenement­e diante dos 80 milhões de coreanos e do mundo inteiro que não haverá mais guerra na península coreana”, afirmou a “Declaração de Panmunjom” publicada após o encontro e que cita também a “desnuclear­ização total”.

Após a assinatura do texto, Kim e Moon se abraçaram, ao final de um dia de demonstraç­ões de amizade.

Os dois vizinhos indicaram que vão buscar encontrar os Estados Unidos e a China, “em vista de declarar o fim da guerra e estabelece­r um regime de paz permanente e sólido” na península. Os dois países seguem tecnicamen­te em guerra.

 ?? AFP ?? O sul-coreano Moon Jae-in e o norte-coreano Kim Jong Un: sorrisos
AFP O sul-coreano Moon Jae-in e o norte-coreano Kim Jong Un: sorrisos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil