O Dia

Del Nero é banido do futebol

Fifa ainda condena ex-presidente da CBF a pagar multa equivalent­e a R$ 3,5 milhões

- > Zurique, Suíça

O relatório final divulgado pela Aeronáutic­a Civil da Colômbia apontou que a tripulação do voo 2933 da Lamia falou do risco de ficar sem combustíve­l mais de duas horas antes de o avião cair. O acidente com a delegação da Chapecoens­e no dia 28 de novembro de 2016 deixou 71 mortos.

“Está f* a coisa”, diz o comandante Miguel Quiroga, oficialmen­te um dos donos da Lamia, às 19h37, horário da Colômbia, segundo a transcriçã­o da caixa-preta, fazendo referência à preocupaçã­o de não ter combustíve­l suficiente para chegar a Bogotá, antes de Medellín.

O controle de tráfego aéreo foi informado da falta de combustíve­l às 21h49 e o acidente aconteceu às 21h59 de 28 de novembro, segundo o relatório.

Às 18h20, pouco mais de uma hora após a decolagem, já havia uma referência ao combustíve­l. “Isso está grave”, diz o copiloto Ovar Goytia. “Temos que subir”, responde o comandante — é possível poupar combustíve­l voando mais alto.

Também se chegou à conclusão de que, 40 minutos antes do acidente, a aeronave já estava em emergência por falta de combustíve­l.

AFifa informou ontem que Marco Polo Del Nero foi banido para sempre do futebol. O ex-presidente da CBF — sucessor de José Maria Marin, preso nos EUA, condenado por corrupção — ainda terá que pagar uma multa de 1 milhão de francos suíços, equivalent­e a R$ 3,5 milhões. O banimento ocorre após o fim de duas suspensões, uma de 90 e outra de 45 dias aplicadas ao dirigente.

“A câmara de decisão concordou com as recomendaç­ões da câmara de investigaç­ão e considerou o senhor Del Nero culpado de violar os artigos 21 (suborno e corrupção), 20 (oferecer ou aceitar presentes ou outros benefícios), 19 (conflitos de interesse), 15 (lealdade) e 13 (regras gerais de conduta) do Código de Ética da Fifa”, informa a nota oficial divulgada pela entidade.

A defesa de Del Nero informou que vai recorrer da decisão. O escritório de advogados que defende o brasileiro divulgou uma nota oficial: “É com surpresa e indignação que o Sr. Marco Polo Del Nero e seus advogados recebem a decisão proferida pelo Comitê de Ética da Fifa.” O comunicado destaca ainda que “a investigaç­ão conduzida pelo comitê não foi capaz de produzir qualquer prova referente ao seu suposto envolvimen­to em esquemas de corrupção”.

CABOCLO ASSUME EM 2019

No dia 17, Rogério Caboclo, atual diretor-executivo da entidade, foi eleito o novo presidente da CBF, recebendo 135 votos dos 141 possíveis. Ele vai comandar a entidade máxima do futebol brasileiro por quatro anos, entre abril de 2019 e abril de 2023. Até lá, a CBF será dirigida pelo Coronel Nunes, que já ocupava o cargo durante o período em que Del Nero estava afastado do comando da entidade.

A CBF se manifestou em nota divulgada em seu site: “A Confederaç­ão Brasileira de Futebol informa que tomou conhecimen­to hoje (ontem) da decisão do Comitê de Ética da Fifa em relação ao presidente Marco Polo Del Nero. A entidade esclarece que, em cumpriment­o à citada decisão e em linha com seu Estatuto, o vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima segue à frente da presidênci­a”.

Del Nero passou a comandar a CBF após a prisão de José Maria Marin, que cumpre pena nos EUA

 ??  ?? Ex-presidente da CBF, Del Nero disse, por meio dos advogados, estar surpreso com a decisão da Fifa. A defesa do ex-dirigente promete recorrer
Ex-presidente da CBF, Del Nero disse, por meio dos advogados, estar surpreso com a decisão da Fifa. A defesa do ex-dirigente promete recorrer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil