O Dia

De Pequim

-

sistema substitui todos os comandos presentes em um painel de um carro normal.

LUxO

Já a Mercedes inovou e levou para o salão um crossoverc­onceito que mistura a estrutura de três sedãs com o DNA de um SUV. Outro detalhe diferente é a inserção de um jogo de chá no interior do veículo. O luxuoso utiliza quatro motores elétricos e tem tração totalmente variável nas quatro rodas. O conjunto mecânico garante ao Maybach a potência total de 748 cavalos. As baterias também apresentam 322 km de autonomia.

Entre os diferencia­is, o conceito elétrico traz um sistema de carregamen­to rápido que possibilit­a autonomia de 97 km com uma recarga de apenas cinco minutos. No interior do carro, o painel é composto por dois monitores digitais, de 12,3 polegadas cada.

E esse movimento da Mercedes para chamar a atenção do mercado chinês tem motivo. As vendas naquele país continuam sendo um caso à parte. Para se ter uma ideia, no ano passado, os país comerciali­zou pouco mais de 29 milhões de unidades. Nos Estados Unidos, foram 17,5 milhões e, no Brasil, pouco mais de 2 milhões.

ELéTRICOS

Seguindo a linha dos elétricos, futuro do mercado chinês e tendência no mundo, a Honda também mostrou a versão elétrica do HR-V, o conceito Everus EV. A Nissan também apresentou suas armas. O mais interessan­te para o nosso mercado é, sem dúvida, o Sentra movido a eletricida­de, chamada por lá de Sylphy.

A Sol, marca de carros elétricos fruto da parceria entre a Volkswagen e a JAC Motors na China, lançou durante o evento o E20X. O crossover é uma versão ‘verde’ do T40, vendido por aqui. O modelo tem motores que geram 116 cv de potência e baterias com autonomia de 350 km.

CóPIAS

Apesar de ter evoluído muito, parte da indústria automotiva chinesa ainda peca por tentar copiar modelos de marcas tradiciona­is, tais como Jeep, Land Rover e Volkswagen. Das montadoras que mais se inspiraram em versões ocidentais, a BAIC foi a que mais ousou.

Pode-se dizer que o BJ40L é uma versão elétrica do Jeep Wrangler. Já o BJ80, segundo modelo exposto da marca no salão, é uma ‘cópia’ do Mercedes Classe G, com três eixos. Além de serem parecidos por fora, os dois automóveis também contam com detalhes que remetem aos seus influencia­dores.

No segmento dos sedãs, a Dongfeng lançou o Aeolus A9. Quem olha de primeira para o modelo imagina se tratar de um sedã médio da Volkwagen, como o Passat. O design tem linhas retas e visual clássico.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil