O Dia

Bongo é boa opção para transporte na cidade

Com motor Turbodiese­l de 2,5 litros e 4 cc em linha, modelo tem preço competitiv­o

-

OKia Bongo voltou a ser vendido no país desde abril do ano passado. Com menos de 3.500 kg, o modelo pode ser dirigido por motoristas com habilitaçã­o para conduzir carros de passeio (tipo B). Outro trunfo é a autorizaçã­o que ele tem para circular por vias em que veículos de maior porte não têm permissão. O preço sugerido é R$ 74.990.

O Kia Bongo é equipado com motor TurboDiese­l de 2.5 litros e quatro cilindros em linha, que gera uma potência máxima de 130 cavalos. Seu torque é de 26 quilos. Isso garante um motor esperto em baixo giro, capaz de realizar ultrapassa­gens e retomadas com facilidade. Com tração traseira, o automóvel tem câmbio manual de seis marchas e direção hidráulica progressiv­a. Além disso, o ‘caminhãozi­nho’ tem sistema de aceleração eletrônico, conhecido como Drive By Wire, que substitui o cabo do acelerador e controla a guinada para obter o melhor resultado do motor.

Entre os equipament­os, estão airbag duplo, freios ABS, trio elétrico (vidros, travas e alarme), computador de bordo, chave tipo canivete, alças de segurança no teto, cintos de segurança de três pontos para motorista e passageiro. Há ainda barras de proteção laterais e retrovisor­es externos bipartidos com espelho convexo, utilizado para evitar pontos cegos em manobras.

INTERIOR

No interior, o modelo conta com espaço pronto para a instalação do sistema de som, com dois alto-falantes. Quando rebatido, o encosto do terceiro banco se transforma em uma espécie de console, com dois porta-copos e um porta -objetos emborracha­do. No painel, o porta-luvas tem espaço para pequenos objetos.

Entre os seus principais concorrent­es (Hyundai HR e JAC V260), o modelo da Kia é o único que conta com garantia oferecida pelo fabricante de três anos.

O modelo permite a realização de transporte dos mais variados tipos de cargas. De acordo com Ricardo Pereira, gerente geral da Kia Koryo (Duque de Caxias), há, pelo menos, seis opções de carroceria­s para o caminhão. “Nós trabalhamo­s, aqui na concession­ária, em parceria com outras empresas que fazem essas instalaçõe­s. Frigorífic­os, baú e caçamba são os mais comuns. Mas já vi clientes instalarem até reboque nesse modelo”.

Nas dimensões, o modelo conta com 1,99 metros de altura, 1,74m de largura e 4,82m de compriment­o. O entre-eixos é de 2,41 m. Sem carga, o Bongo pesa 1.862 kg, e seu tanque de combustíve­l tem capacidade para 60 litros.

Nos grandes centros urbanos do país, onde há restrições ao tráfego de caminhões grandes, os pequenos são livres para circular. Por causa disso, o segmento dos Veículos Urbanos Leves (VUCs) vem ganhando espaço. De acordo com dados do Departamen­to Nacional de Trânsito, de 2008 para 2016, a frota de modelos desse tipo cresceu pouco mais de 92%, saltando de 1.589.102 para 3.053.759 unidades. Modelos desse porte atendem às necessidad­es de uso diário daqueles que procuram versatilid­ade e desempenho.

MOTOR

Turbodiese­l 2.5 litros, com quatro cilindros em linha, que geram 130 cv de potência e 26 kg de torque

NFREIOS

Freios a disco (dois discos ventilados e sistema abS)

NSUSPENSÃO

Na dianteira, multibraço com barra estabiliza­dora, roda tipo independen­te e molas torção. Na traseira, eixo transversa­l rígido e molas tipo feixe de lâminas

NDIMENSÕES

altura: 1,99 m. Largura: 1,74 m. Compriment­o: 4,82 m. entre-eixos: 2,41. peso (sem carroceria): 1.862 kg. Tanque: 60l

N

 ??  ?? Interior: itens de conforto para motorista e passageiro. Airbag duplo e cinto de três pontas são de série
Interior: itens de conforto para motorista e passageiro. Airbag duplo e cinto de três pontas são de série
 ?? DIVuLGação ??
DIVuLGação
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil