O Dia

Projeto faz registros sobre personalid­ades do cenário cultural de Nova Iguaçu para preservar a História

‘Nossa Gente’ que brilha por aqui

-

Sabe aquele orgulho de dizer que alguém nasceu ou mora na sua cidade? De contar que uma personalid­ade de destaque é da sua região? Então, é tal sentimento que move o ‘Nossa Gente’, uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu, que, uma vez por mês, exibe documentár­ios contando histórias de personalid­ades da cidade. Ontem, foi a vez de abordar a vida do cordelista e repentista Jota Rodrigues. A próxima edição, em maio, trará uma entrevista com o escritor e poeta Moduan Matus.

“O projeto visa preservar a história e a memória desses grandes atores sociais e artísticos. A Baixada Fluminense é muito rica culturalme­nte e muitos dos ícones estão em Nova Iguaçu. Precisamos fazer com que as pessoas conheçam essas histórias”, explica Bruna Rodrigues, idealizado­ra do ‘Nossa Gente’.

As exibições são na Casa de Cultura, que fica localizada na Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu. Depois podem ser assistidas no YouTube. O ‘Nossa Gente’ começou no ano passado e já homenageou Márcia Corrêa Passos, mais conhecida como Baiana, e Crispim Lourenço, um dos maiores sambistas do Brasil.

POETA MODUAN

Nascido em Nova Iguaçu, em 25 de julho de 1954, Moduan começou a escrever poemas em protesto contra a ditadura. O reconhecim­ento veio a partir de 1978, quando, devido ao pouco espaço para a publicação de poemas, passou a colocá-los, a giz, nas portas das lojas dos centros comerciais da Baixada Fluminense. Já ganhou prêmios e a Medalha do Mérito da cidade.

 ??  ?? Entre os homenagead­os do projeto, o sambista Crispim Lourenço
Entre os homenagead­os do projeto, o sambista Crispim Lourenço
 ??  ?? Poeta ficou conhecido em 1978
Poeta ficou conhecido em 1978

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil