O Dia

Escola de Duque de Caxias conta com programa que incentiva a ida de estudantes para o exterior

O mundo pelo olhar do intercâmbi­o

-

Nos últimos dois anos, o número de intercambi­stas entre 18 e 21 anos mais que dobrou, segundo a Associação Nacional das Agências de Intercâmbi­os. A experiênci­a no exterior pode não parecer das mais baratas, mas é possível reduzir os valores. Os gastos com hospedagem, alimentaçã­o e cursos foram desafios que um colégio de Duque de Caxias conseguiu superar através de parcerias com escolas em outros países que possuem programa de intercâmbi­o. Não à toa, este ano levará os alunos à Disney por dez dias .

“Poder sair do país é um sonho que realizei, foi incrível. Recomendo a todos que façam”, destaca Jéssica Lopes, 22 anos. Ela foi à Patagônia e ao Paraguai pelo programa de intercâmbi­o do Colégio Carlos Gomes, que começou em 2010.

O intercâmbi­o funciona da seguinte maneira. O colégio entra em contato com escolas e cursos em outros países e forma parcerias. As unidades escolares escolhidas no exterior ficam responsáve­is pela hospedagem, alimentaçã­o e passeios dos alunos — são os chamados ‘anfitriões’. O intercambi­sta paga apenas a passagem.

“O intercâmbi­o traz uma bagagem cultural muito grande para o estudante, é muito importante que eles tenham a oportunida­de de ter essa experiênci­a enriqueced­ora. O aluno é desafiado a sair de sua zona de conforto, a pensar diferente e a enxergar o mundo de outra maneira a partir de um nova

 ??  ?? Alunos do Colégio Carlos Gomes já passaram dez dias na Patagônia. Próximos destinos serão Disney e Japão
Alunos do Colégio Carlos Gomes já passaram dez dias na Patagônia. Próximos destinos serão Disney e Japão
 ??  ?? Grupo de alunos já esteve também no Paraguai, Chile e Bolívia e Peru
Grupo de alunos já esteve também no Paraguai, Chile e Bolívia e Peru

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil