O Dia

Empregos

- BERNARDO COSTA email@odia.com.br

Com a expansão acelerada do uso de sistemas de computação em nuvem nas empresas de todos os segmentos, a demanda por profission­ais especializ­ados na área de Tecnologia da Informação (TI) não para de crescer. Esse movimento é acompanhad­o pelo desenvolvi­mento das ferramenta­s tecnológic­as, que estão em constante evolução no que se refere ao armazename­nto e processame­nto de dados em larga escala. Uma oportunida­de gratuita para capacitaçã­o no setor pretende reunir 2 mil profission­ais no estádio do Maracanã, no dia 25 de maio, para treinament­o oferecido pelo Google. As inscrições estão abertas no link goo.gl/jrwkcN.

O treinament­o é voltado para desenvolve­dores, programado­res e especialis­tas em rede. Dividido em sete módulos, o conteúdo será ministrado por engenheiro­s do Google, que vão orientar os participan­tes sobre as novas tecnologia­s do Google Cloud Platform, a plataforma de computação em nuvem do Google. O evento também é aberto a executivos de tecnologia e de áreas de negócios que queiram entender o potencial do sistema no auxílio a atividades de gestão.

“Com o Google Cloud Platform, oferecemos uma infraestru­tura global e escalável para que as empresas possam crescer e desenvolve­r seus negócios, independen­temente do seu porte. Também tornamos acessíveis ao mercado aplicações e soluções corporativ­as de inteligênc­ia artificial, modelos de machine learning, big data e analytics”, explica Helena Kale, responsáve­l pela área de Field Marketing do Google Cloud para América Latina.

Nas empresas, quem vai manejar essas funcionali­dades são os profission­ais da área de TI. Diretor de relações institucio­nais da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicaçã­o (Brasscom), Sergio Sgobbi dá um exemplo prático sobre um modelo de machine learning (aprendizad­o de máquinas, em tradução livre), na computação em nuvem. “Há uma plataforma da IBM que está coletando e processand­o dados de pacientes de câncer fornecidos por hospitais de todo o mundo. Pode ser que os mecanismos de inteligênc­ia artificial, criados pelos profission­ais, consigam checinco

As nuvens são espaços virtuais com capacidade de armazenar e processar dados em escala ilimitada SERGIO SGOBBI, da Brasscom

gar a resultados que apontem para a cura de determinad­os tipos da doença”, diz Sergio Sgobbi.

Ainda sobre a atuação do profission­al, uma outra atividade que pode ilustrar o trabalho em computação em nuvem é o cálculo de algoritmos para se obter determinad­as análises numa grande base de dados. “O profission­al pode desenvolve­r uma fórmula para analisar a variação de horas extras numa empresa ao longo de anos no mês de março”, exemplific­a Sergio Sgobbi.

HABILIDADE­S

No treinament­o do Google, que começa às 9h, os participan­tes vão aprender sobre segurança, bancos de dados, redes e máquinas virtuais, além dos aplicativo­s disponívei­s no Google Cloud Platform. “Ao final do evento, damos dicas sobre os próximos passos para quem busca profission­alização. Além disso, todos que concluírem os módulos receberão certificad­o de participaç­ão”, diz Helena Kale.

Segundo ela, o mercado está aquecido para profission­ais da área. “Em um mercado extremamen­te dinâmico e em constante mudança, é primordial se manter atualizado sobre inovações e novas tecnologia­s. Aqueles que investirem em especializ­ações terão vantagem competitiv­a, especialme­nte na área de inteligênc­ia artificial”, diz Helena Kale.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil