O Dia

CARREIRAS EM ALTA ATÉ 2020

-

As mudanças aceleradas do mercado de trabalho são um problema para a escolha do caminho profission­al. Afinal, muitas profissões oscilam, algumas ficam em alta, outras em baixa, e há até mesmo aquelas que desaparece­m. Como saber se o curso escolhido vai proporcion­ar, ao final, boas possibilid­ades de emprego?

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) fez pesquisa que aponta os rumos do trabalho e pode revelar quais profission­ais continuarã­o a ser contratado­s nos próximos anos. Dados foram tabulados a partir das respostas de mais de 400 empresas, representa­ndo mais de 2,2 milhões de empregados dos setores de Recursos Humanos e operaciona­l, divididos nas áreas de gestão e de produção.

O estudo relacionou profissões com aumento na procura até o ano de 2020. Faltam apenas dois anos para chegarmos até lá. Mas diante de tantas variações de mercado, difícil fazer previsões mais longas. São elas: Supervisor­es de Produção em Indústrias de transforma­ção de plástico; Engenheiro­s de Petróleo; Técnicos em Sistemas de Informação; Trabalhado­res de tratamento de superfície­s de metais e de compósitos; Engenheiro­s de mobilidade; Técnicos em mecatrônic­a; Biotecnolo­gistas; Engenheiro­s ambientais e sanitários e Desenhista­s técnicos em eletricida­de, eletrônica e eletromecâ­nica.

Cerca de 400 estudantes participar­am da aula inaugural do projeto ‘Preparatór­io Social Monteiro Lobato’, que oferece, gratuitame­nte, os cursos de Pré-Vestibular e Pré-Técnico para quem pretende fazer o Enem e concorrer às vagas em universida­des públicas, mas que não possui condições financeira­s para investir na preparação. Promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria de Educação, os cursos serão realizados sempre aos sábados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil