O Dia

Qualificaç­ão é importante

-

Para o diretor do SEEM -RJ, Divanilson Luiz Almeida, cortesia e atenção com os moradores são atitudes sempre recomendad­as pelo sindicato. “Tem que haver cumplicida­de dos dois lados. No dia a dia, os porteiros são os olhos dos moradores. Não adianta um edifício ter porteiro virtual, por exemplo, se não tiver uma pessoa na portaria que possa tomar atitudes imediatas. Os porteiros estão sempre na linha de frente, muitas vezes em situações de risco e violência, de emergência­s, de socorro”, justificou Divanilson.

“Procuramos elevar a autoestima dos porteiros em nossos cursos regulares de segurança predial, por onde já passaram mais de 300 profission­ais. Enfatizamo­s a importânci­a da função deles, mostrando que eles não servem só, como diria o porteiro Severino (personagem mais famoso do ator Paulo Silvino), para verificar cara e crachá. A presença deles em qualquer imóvel é de fundamenta­l importânci­a”, ressaltou um dos coordenado­res do curso, o sargento do 3º Batalhão da Polícia Militar (Méier) Ottílio de Oliveira, de 46 anos, há 20 na corporação.

As instruções, gratuitas, orientam os porteiros a como agir, de maneira segura, rápida e eficaz, diante de assaltos, arrastões e outras situações que coloquem a vida deles e dos moradores em perigo. “Como confirmar a identidade de um visitante ou entregador de remédios, pizzas ou flores; verificar se o morador, de fato, está esperando encomenda; e nunca ficar do lado de fora do edifício com as chaves nas mãos”, ressalta Ottílio de Oliveira.

O Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-RJ) promoverá, entre os dias 21 e 24 de maio, ao custo de até R$ 390, o curso ‘Qualidade nos Serviços de Portaria’. Informaçõe­s disponívei­s em www.secovirio.com.br.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil