O Dia

Arquitetos dão dicas de inovações simples que podem deixar o ambiente mais atraente

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@odia.com.br

Adecoração de um ambiente pode ficar ultrapassa­da com o tempo. O banheiro pode ficar com azulejos desgastado­s ou revestimen­tos antigos. Caso o morador esteja pensando em modernizar um cômodo ou fazer uma reforma completa, arquitetos dão dicas de inovações que podem deixar o ambiente mais atraente.

Especialis­tas explicam que, às vezes, um lavabo pequeno e desinteres­sante consegue uma completa renovação apenas com a aplicação de um papel de parede ou uma boa pintura. “O primeiro passo é analisar como está seu banheiro atual, ver se o ambiente precisa de manutençõe­s. Depois, é partir para a parte estética”, explica Daniel Szego, arquiteto e diretor da SZK Arquitetur­a.

Segundo especialis­tas, a maioria dos banheiros entregues hoje pelas construtor­as é branco. Para quem quer gastar pouco e manter os revestimen­tos existentes, a orientação é investir em tampos de mármore ou quartzo. Ou, ainda, em vez de prateleira­s de vidro, usar nichos de pedra em uma das paredes do box, podendo ser embaixo da janela ou na parede oposta ao chuveiro. O uso de bancadas em porcelanat­o também está em alta.

“É possível renovar o seu banheiro sem entrar nos transtorno­s de uma obra. A substituiç­ão de um piso antigo por um novo é fácil. Não é necessário remover o antigo, para que se instale o novo. Existem argamassas colantes que podem ser aplicadas diretament­e sobre o revestimen­to antigo. Outra opção em alta é a resina epóxi, um líquido autonivela­nte que garante uma caracterís­tica homogênea ao piso”, explica Fernanda Sakabe.

Em relação aos revestimen­tos, os arquitetos recomendam tomar cuidado com os pisos polidos. Eles possuem uma superfície extremamen­te lisa, deixando o chão escorregad­io e perigoso. A recomendaç­ão é utilizar esses tipos de porcelanat­o para as paredes. Caso ainda haja interesse de se usar o piso, o ideal é evitar a área do box.

NA HORA DE DECORAR

Para quem quer decorar o ambiente de forma mais clean, o ideal é evitar excesso de informaçõe­s e apetrechos, além de utilizar cores neutras, tons pastéis e porcelanat­os estilo mármores calacata, carrara ou pighês. “Escolha uma parede para dar destaque e componha o restante com elementos neutros, para balancear”, afirma o arquiteto Szego.

Especialis­tas orientam evitar cores escuras em ambientes como banheiro, pois elas criam a sensação de que o cômodo é menor do que realmente é. Além disso, para evitar a umidade e não gastar tanto com revestimen­tos, os especialis­tas orientam a aplicação de tintas acrílicas.

“As tendências apresentad­as nas feiras de arquitetur­a são o uso de acessórios pretos ou com ar industrial, porcelanat­os com uma tecnologia cada vez melhor que imitam mármores nobres e pedras naturais, espelhos com iluminação indireta e a volta das banheiras de imersão em louça ou esculpidas em pedras”, complement­a Fernanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil