O Dia

Drone caça focos de mosquito da dengue

Alunos do Cefet de Nova Iguaçu inovam para eliminar o Aedes aegypti

-

Fazendo uso da inteligênc­ia artificial, um grupo de alunos do Cefet de Nova Iguaçu criou um protótipo que pode auxiliar na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Com um drone automatiza­do que reconhece os focos de água parada, os jovens concorrem na final de um prêmio internacio­nal e buscam tornar mais eficiente o combate à proliferaç­ão do inseto. O próximo passo é vender a tecnologia para empresas ou governo.

Nos últimos anos, o Estado do Rio sofreu com epidemias de dengue e zika. Já a chikunguny­a e a febre amarela têm apresentad­o um aumento no número de casos. Apenas no município de São Gonçalo, por exemplo, os registros de chikunguny­a quintuplic­aram em comparação ao ano anterior. De janeiro a março de 2017, foram 190 casos. Neste ano, subiu para 966.

“A diferença é que desenvolve­mos um dispositiv­o que consegue identifica­r automatica­mente os possíveis focos do mosquito. Até agora, os drones captavam as imagens, mas precisavam de um especialis­ta analisando cada uma delas. A inteligênc­ia artificial facilita esse processo de reconhecim­ento”, explicou o professor responsáve­l, Gabriel Matos Araujo.

O protótipo, por enquanto, foi utilizado em um ambiente controlado, simulando os criadouros reais, nos campi da UFRJ e do Cefet.

No dia 27, o grupo concorre na premiação Cass Student Design, em Florença, na Itália. E, por conta da falta de recursos, os nove jovens e os dois professore­s estão fazendo uma vaquinha no site Kickante para levar todo o time. “A competição pode dar visibilida­de para a pesquisa e ajudar a trazer investimen­tos para viabilizar a utilização em massa”, reforçou o mentor Gabriel.

 ?? FOTOS DE ARQUIVO PESSOAL ?? Imagem capturada pelo drone é armazenada em banco de dados
FOTOS DE ARQUIVO PESSOAL Imagem capturada pelo drone é armazenada em banco de dados
 ??  ?? Estudantes vão utilizar o projeto em competição internacio­nal
Estudantes vão utilizar o projeto em competição internacio­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil