O Dia

Incêndio atinge barracão de escolas de samba

Homem salvou idoso e cão que moravam no galpão. Testemunha­s acham que moradores de rua iniciaram chamas ao manusear fios

-

Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão, na Avenida Brasil, perto do Viaduto do Gasômetro, na manhã de ontem. O estabeleci­mento reunia alegorias das escolas de samba Unidos da Ponte e Lins Imperial. O terreno era da Império da Tijuca, mas teria sido cedido para as outras duas agremiaçõe­s. Ao lado do depósito, há um galpão de combustíve­is. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h30.

Segundo testemunha­s, as chamas teriam sido provocadas por moradores de rua que manuseavam e queimavam fios encostados no muro do galpão. Identifica­do apenas como Alberto, um idoso, de 86 anos, foi retirado do local antes do fogo se alastrar. Ele moraria no galpão há um mês. “Acordei com explosões. Se não fosse o dono do bar (que socorreu o idoso), eu tinha morrido queimado. O fogo começou na Av. Brasil e se alastrou aqui para dentro”, completou.

Alberto vivia no depósito com um gato e um cachorro. A Guarda Municipal encontrou o gato com queimadura­s e o levou para a Clínica Veterinári­a da Mangueira. O cachorro foi resgatado. O comerciant­e Nei Silva, de 65 anos, relatou que houve muita correria no local no momento do incêndio.

A fumaça foi vista em diversos pontos da cidade, inclusive da Ponte Rio-Niterói. Segundo o Centro de Operações Rio, a pista lateral da Avenida Brasil foi interditad­a entre 6h30 e 8h40, e houve retenções.

O presidente da Unidos da Ponte, Rozemberg de Azevedo, disse que esculturas soltas e parte da estrutura foram atingidas. Ainda de acordo com o comunicado, “não foi possível calcular os prejuízos, mas a diretoria da escola já está mobilizada no sentido do recuperar os danos e retomar os preparativ­os do Carnaval 2019”. Já o presidente da Lins Imperial Flávio Mello, no Facebook, disse que “a Lins Imperial não sofreu dano”.

Para o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Costa Júnior, esse tipo de incidente acontece devido à falta de prevenção. “Esses locais muitas vezes são ocupações irregulare­s, ou possuem conexões irregulare­s. Se tivessem passado por avaliação do Corpo de Bombeiros, haveria como evitar esse tipo de problema”, afirmou ele.

 ?? SEVERINO SILVA ?? Fogo tomou conta do galpão da Unidos da Ponte e Lins Imperial
SEVERINO SILVA Fogo tomou conta do galpão da Unidos da Ponte e Lins Imperial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil