O Dia

ETA anuncia desmanche do grupo

- > San Sebastian, País Basco

O grupo separatist­a basco ETA anunciou ontem que “dissolveu completame­nte todas as suas estruturas”, através de carta enviada a entidades bascas e grupos da sociedade civil. O texto foi publicado pelo jornal espanhol ‘El Diario’ e afirma que o grupo reconhece sua responsabi­lidade ao não ter resolvido o conflito político regional.

O ETA, cujas iniciais significam Euskadi Ta Askatasuna, ou País Basco e Liberdade, matou 853 pessoas ao longo de sua campanha armada cujo objetivo era a criação de um Estado Basco independen­te em uma região que ocupa parte do norte da Espanha e do sul da França.

O grupo foi fundado durante o regime do general Francisco Franco e conquistou as manchetes mundiais quando matou o sucessor do ditador, à época primeiro-ministro do país, Luis Carrero Blanco, em 1973.

Em abril, o ETA divulgou comunicado em que pedia desculpas às vítimas e às famílias da vítimas. No texto, o grupo ainda havia prometido não retornar à luta armada e à violência.

Os militantes anunciaram seu desarmamen­to completo em 16 de abril, quando entregaram os esconderij­os de suas armas à Justiça francesa.

“O ETA decidiu dar por encerrados seu ciclo histórico e sua função, dando fim a seu percurso. Portanto, o ETA dissolveu completame­nte suas estruturas e deu por encerrada sua iniciativa política”, afirmou a organizaçã­o na carta enviada ontem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil